Muitos alunos não tem prática social de leitura, não conviveram num ambiente alfabetizador e, portanto, ler e para quê ler, nem sempre encontra o mesmo sentido em contextos diferentes. A autora solé (1998) defende a ideia de que as estratégias de leitura são ensináveis, recomendando que o trabalho com o texto na escola inclua situações didáticas em que os estudantes sejam desafiados a usar diferentes formas de aproximação dos textos. A autora propõe que, nas práticas escolares, dentre outros aspectos, se ensine a: compreender as finalidades implícitas e explícitas do texto; ativar conhecimentos prévios; selecionar o essencial e relevante à compreensão; identificar a consistência interna do conteúdo expresso, comparando-o com conhecimentos extratextuais; elaborar inferências, levantando hipóteses, e fazendo interpretações
Soluções para a tarefa
A leitura é uma das principais competências a ser desenvolvidas pelos indivíduos, pois irá influenciar em todo o seu cotidiano, inclusive nas suas relações sociais. Por essa razão é de extrema importância que escolas e professores desenvolvam estratégias para introduzir o hábito da leitura nas crianças.
Leitura e Desenvolvimento Infantil
A inserção da leitura no cotidiano dos estudantes deve ser uma prioridade do processo educacional. Isso pode ser realizado através de estratégias que contribuam para o entendimento da leitura como uma atividade prazerosa e, além disso, essencial para o desenvolvimento do indivíduo. Ou seja, é de extrema importância que as estratégias abordem a leitura com a importância que ela tem para o desenvolvimento.
Algumas estratégias para tornar as crianças em futuras leitoras pode se relacionar com:
- Propor a leitura como atividade recreativa.
- Distribuir livros com a faixa etária adequada.
- Livros com histórias e temáticas de interesse do público juvenil.
- Levar os estudantes para conhecer uma biblioteca ou livraria.
Entenda mais sobre a Importância da Leitura aqui: https://brainly.com.br/tarefa/8162614
#SPJ4