Ed. Física, perguntado por thamyres2073, 7 meses atrás


Muito se fala sobre a capoeira, como a luta criada pelo negro no Brasil,como forma de resistência aos
maltratos realizados pelos senhores dos engenhos na época da escravização, porém vamos falar sobre a
luta chamada de _______,
criada pelos Indígenas que também fazem parta da nossa sociedade, sendo
inclusive os primeiros habitantes da nossa nação. Essa luta não tem golpes traumáticos, sendo baseado em
quedas, imobilizações e chaves, ela é iniciada com os joelhos no chão e seu objetivo é levantar os adversário.
Usadas por jovens indios para mostrarem que estão prontos para a vida adulta.
a ( Huka-Huka.
b) Capoeira.
c) Marajoara.
d () Boxe​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0

Resposta:

Alternativa A-Huka-Huka

Desconhecida entre o grande público, uma das artes marciais autenticamente brasileiras de maior tradição é o Huka-huka. Este estilo de combate foi criado pelo povo indígena Bakairi e povos do Xingu, localizados no Estado do Mato Grosso. O huka-huka é bastante praticado nessa região e representa uma das modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas, competição esportiva criada no ano de 1996.

A luta é praticada com os atletas de joelhos. No ritual, um homem chefe, que é considerado o dono da luta, vai até a parte central de uma arena e escolhe os adversários chamando-os pelo nome. Então os lutadores ficam frente a frente, ajoelham-se e giram de forma circular em sentido horário. Eles se encaram e começam a luta. O objetivo é levantar o oponente e depois levá-lo ao chão.

Fora de competições, o huka-huka é um ritual tradicional para testar a força de jovens índios. Geralmente, é feito após o  Quarup, ritual Xingu de homenagem aos mortos. No amanhecer do dia posterior ao Quarup, os campeões de cada tribo se enfrentam em competições de huka-huka. Após o combate entre os adultos, grupos de jovens também se enfrentam para provar sua virilidade.

A arte marcial indígena é tão eficiente que, em São Paulo, vem sendo testada na formação de Policiais Militares. Outro campo em que o huka-huka marca presença é o UFC. Um exemplo é o lutador Anderson Silva, peso médio que foi até o Xingu para aprender com os indígenas que originaram a arte marcial. Silva recebeu explicações sobre as táticas utilizadas no combate e foi introduzido à luta da forma mais tradicional possível: pintura especial no corpo, panos grossos para proteção das articulações, pele de onça na cintura e um colar feito de placas de caramujos no pescoço.

Perguntas interessantes