Muito se fala atualmente em motivação dos funcionários e aumento da produtividade. Essa preocupação surgiu a partir dos estudos de pesquisadores, que deram origem à Teoria das Relações Humanas. Essa teoria tem ideias contrárias à Teoria da Escola Clássica (de Taylor e Ford), orientando que um funcionário bom era aquele que obedecia às ordens sem questionar. O foco era somente a linha de produção e os resultados. A Teoria das Relações Humanas, também conhecida como Escola das Relações Humanas, é formada por um conjunto de teorias administrativas. O propulsor desses estudos foi Elton Mayo, que desenvolveu uma experiência em uma fábrica em Chicago, EUA. Teoria das relações humanas: como aplicar nas empresas. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2018. Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir, relativas as conclusões do experimento de Elton Mayo a partir da experiência de Hawthorne. I. A administração tem como responsabilidade desenvolver as bases para o trabalho em equipe, a autonomia e a colaboração. II. A qualidade do tratamento prestado pela gerência aos colaboradores tem forte influência no desempenho deles. III. O efeito de Hawthorne diz respeito ao efeito positivo do tratamento da administração sobre desempenho dos supervisores de primeira e segunda linha. IV. O esforço coletivo diz respeito ao bom tratamento por parte da administração em relação a alguns grupos que não atingem os níveis de produção esperados devido a um acordo entre as partes. É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Olá!
A alternativa 5 é a que melhor se aplica como correta.
Bem, a terceira assertiva possui uma incoerência pois a experiência de Hawthorne tinha como objetivo analisar a produtividade dos operários e como questões internas, como o tratamento, a luminosidade, e condições positivas podem influenciar de maneira adequada em suas funções gerando melhores resultados, não aos supervisores.
Ela foi dividida em quatro fases sendo:
A primeira, dos estudos de iluminação como influência no rendimento;
A segunda, sobre a sala de montagem;
A terceira, o programa de entrevistas;
E por fim, a quarta, que tratava da relação entre a organização informal dos operários e a formalidade da fábrica, dando punições simbólicas para corrigir eventuais erros.
Até mais!