Muito bem, podemos definir finanças como a arte e a ciência de administrar recursos financeiros. Praticamente todos as pessoas e organizações obtêm receitas ou levantam recursos, gastam ou investem. Já o gestor financeiro administra ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, tendo como objetivos a alocação eficiente dos recursos financeiros e a maximização do retorno do capital investido. É importante destacar que sempre há riscos associados às decisões financeiras tomadas pelas empresas, e esses riscos podem ser classificados segundo a natureza da tomada de decisão.
Proposta do Fórum:
A partir da leitura da reflexão acima e tomando como base o conteúdo do seu livro didático, elabore um texto entre 5 a 10 linhas explicandos os tipos de riscos existentes na gestão financeira. Cite exemplos e aponte quais são as principais formas de controlá-los.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Crédito
Um dos tipos de risco financeiro mais significativos é aquele relacionado ao crédito. Esse risco tem a ver com a confiabilidade financeira que uma empresa apresenta diante de um credor.
Antes de realizar empréstimos a uma instituição (ou pessoa), as instituições financeiras verificam os riscos que ela oferece. Maior risco, mais juros.
Maior forma de controlar esse risco: pagando sempre as contas em dia para ter uma boa reputação aos seus credores.
2. Operacional
Entre os tipos de risco financeiro, também há o operacional.
Quando falamos em riscos operacionais em uma empresa, estamos nos referindo a prejuízos advindos de funcionários, sistemas, processos e fatores externos.
Maior forma de controlar o risco: Atente-se para o bom funcionamento e a boa qualidade dos equipamentos utilizados, a eficiência dos funcionários e, em especial, para a área de tecnologia: ela é um fator muito importante atualmente.
3. Cambial
Em termos de riscos financeiros de uma empresa, o mercado cambial não pode ser minimizado, visto que é o maior mercado financeiro existente.
Este mercado realiza operações através dos maiores bancos comerciais do mundo, sendo a taxa de câmbio correspondente ao valor obtido na troca de uma moeda por outra.
Maior forma de controlar o risco: Como diminuir esse risco? Planejamento estratégico e gerenciamento eficaz propiciam maior segurança em negociações envolvendo moedas diferentes, com redução de custos e mais lucros.
Explicação: