História, perguntado por mayarars449, 5 meses atrás

Muito além do atraso: as rotas comerciais da Idade Média
 me ajudeeem

[...] Não se limitando à prisão à terra e à economia de subsistência, o mundo medieval europeu é um momento de reais expansões comerciais e contato entre culturas do mundo europeu, asiático e norte-africano, sendo o fluxo de rotas nesse período um dos mais importantes desde a queda do Império Romano.
 
Entender esse desenvolvimento comercial passa por perceber que, por mais que a Europa tenha passado por momentos de crise e recessão no século V, a partir de então, o desenvolvimento econômico do continente volta a crescer e acompanhar o comércio com os impérios em ascensão nos arredores da Europa, como foram o Turco-Otomano, o Muçulmano, a Índia [...].
 
[...] A orla do Mediterrâneo e o contato direto com rotas no norte da África faziam parte da principal região de dinamismo econômico entre os europeus, principalmente, pois as rotas mais distantes levavam muito tempo para serem atravessadas. [...]



Com base nesse texto, com a passagem do mundo Antigo para a Idade Média, as rotas comerciais foram expandidas para:
1)áreas que permitissem o fluxo dos produtos entre continentes.
2) locais em que a cultura dos povos católicos predominasse.
3) regiões em que os povos preservassem sua integridade cultural.
4)territórios em que produtos de povos bárbaros fossem proibidos. ​


Konitz: pode me dar "Melhor resposta" caso eu responda?
mayarars449: sim:)
Konitz: <3
Konitz: dá-me melhor resposta, por favor :(
mayarars449: eu não consigo :(
mayarars449: realmente não estou conseguindo marcar como a melhor, me desculpe
llekka2009: e a 1

Soluções para a tarefa

Respondido por Konitz
7

 1) áreas que permitissem o fluxo dos produtos entre continentes.

A passagem de mercadorias entre países, sempre foi algo importante, principalmente para reinos focados ou dependentes de comércio. No caso, os países europeus, para conseguirem comércio ou troca de especiarias com países orientais (asiáticos), tinham que achar as rotas mais curtas, eficazes e menos custosas para uma viagem segura, como a rota da seda. No Egito, haviam projetos semelhantes ao atual canal de Suez; na Rússia, Romênia e países vizinhos, o estreito do Bósforo foi sempre reinvidicado por acesso comercial, porque com a travessia deste até os canais do Egito, era possível até mesmo um país como a Bulgária ter especiarias chinesas ou indianas.

Perguntas interessantes