Muitas vezes temos intervalos longos entre as refeições e não necessitamos que o sistema digestório esteja continuamente ativo. Em vez disso, cada etapa no processamento é ativada à medida que chega a um novo compartimento no canal alimentar. A chegada do alimento desencadeia a secreção de substâncias que promovem o próximo estágio da digestão química, bem como contrações musculares que impulsionam o alimento ao longo do canal. De modo semelhante, a chegada do alimento no estômago desencadeia o revolvimento e a liberação de algumas substâncias. Quais são essas substâncias liberadas quando o bolo alimentar chega no estômago? E qual o seu papel na digestão?
Soluções para a tarefa
Resposta:
bolo alimentar sofre ação do suco gástrico, uma solução rica em ácido clorídrico e enzimas digestivas. O suco gástrico é produzido pelas glândulas estomacais que se localizam nas invaginações da mucosa da parede do estômago. O ácido clorídrico tem um pH extremamente ácido, atua na desnaturação das proteínas (facilitando sua digestão), facilita a absorção de cálcio e ferro pelo organismo e destrói milhares de bactérias.
Explicação:
É o suco gástrico, que tem função principalmente de digerir as proteínas.
O sistema digestório é complexo e envolve uma série de órgãos principais e glândulas anexas. A digestão dos nutrientes ocorre de forma separada em cada local e conta com atividade de diversas enzimas.
Na boca inicia-se a digestão mecânica pelos dentes e também a digestão química de amido por meio da enzima ptialina ou amilase salivar, ou seja, atua na digestão de carboidratos, quebrando o amido e convertendo-o em maltose.
Na faringe e no esôfago o bolo alimentar não sofre nenhuma ação digestiva. Ao chegar ao estômago, o pH ácido do órgão permite a ação de enzimas presentes no suco gástrico, como a pepsina que digere proteínas.
Em seguida, o quimo (nome que o bolo alimentar recebe a partir desse momento) segue para o intestino delgado pelas porções do duodeno, jejuno e íleo. No duodeno, o quimo recebe o suco pancreático, rico em bicarbonato, quimiotripsina, amilase pancreática, lipase pancreática, ribonucleases e desoxirribonucleases. Ou seja, esse suco promove a digestão de proteínas, carboidrato, lipídios e ácidos nucleicos e desoxirribonucleicos.
Também no duodeno, o quimo recebe a bile, uma substância produzida no fígado que contêm sais biliares responsáveis pela emulsificação de gorduras. É importante reforçar que a bile não tem função enzimática, mas mecânica.
A partir do jejuno, inicia-se a atividade de absorção dos nutrientes que foram quebrados pela digestão prévia.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/24533597