Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo que ensinam e, quando interrogados, dão respostas evasivas: “é pré-requisito para as séries seguintes”, “cai no vestibular”, “hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender”. Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido. (VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. 13ª ed. São Paulo: Libertad, 2002, p. 27-8.) Correlacionando a tirinha de Mafalda e o texto de Vasconcellos, avalie as afirmações a seguir. I. O processo de conhecimento deve ser refletido e encaminhado a partir da perspectiva de uma prática social. II. Saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas continua sendo uma questão nuclear para o processo pedagógico. III. O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a realidade. IV. A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de significado e sentido para professores e alunos. É correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta: e) I, II, III e IV.
Explicação: É imperativo que a educação que se deseja, igualitária, contemple, também, os aspectos de um currículo oculto, pois o mesmo está presente no processo de ensino-aprendizagem.
Resposta:
I, II e III.
Explicação:
I, II e III.
O processo de conhecimento precisa ser refletido e encaminhado por meio da perspectiva de uma prática social. Isto é, o conhecimento deve ser realizado a partir da realidade do indivíduo, onde ele está inserido, qual o contexto, etc.
Portanto, saber o conhecimento que deve ser ensinado nas escolas ainda é tratado como uma questão que faz parte do processo pedagógico. É papel da escola, com seus diretores, pedagogos e professores, elaborarem conteúdos conforme a realidade do educando.
Somente a assertiva IV é falsa, visto que a escola não tem que 'empurrar' o conteúdo para o aluno, mesmo que esse não tenha significado para ele. Deve elaborar conforme a sua realidade.