Muitas vezes, o senso comum explica a pobreza e as desigualdades sociais. Quando alguém diz que uma pessoa é pobre porque quer, ou porque é preguiçosa, ou ainda ignorante, está supondo que somos o que somos somente por nossa vontade.
De acordo com essa visão, leia as afirmações:
I – Quando uma pessoa diz ser pobre “por vontade de Deus”, ou que “a Natureza fez alguns superiores e outros inferiores”, ela não considera as causas das condições concretas em que vive.
II – A variação das condições materiais de uma sociedade constitui a história dessa sociedade e Marx as nomeou de modos de produção.
III – A História é a mudança, a passagem de um modo de produção para outro. Mas essa mudança não ocorre por simples acaso ou por decisão e vontade livre dos homens, mas se dá conforme as condições econômicas, culturais e sociais previamente estabelecidas.
IV – A mudança de uma sociedade ou a mudança histórica se faz em condições determinadas graças à práxis humana frente às possibilidades.
A alternativa que indica as afirmativas verdadeiras é:
Escolha uma:
a. III e IV
b. I e II
c. II, III e IV
d. I, II e III.
e. I, II, III e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Todas as alternativas estão corretas seguindo a linha de pensamento de Karl Marx e Marilena Chauí, em uma de suas obras, parafraseando Marx.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás