Pedagogia, perguntado por NelsonAndrade, 9 meses atrás

Muitas vezes, o professor está acostumado a dar o mesmo tipo de aula há anos e não consegue perceber que a mesma estratégia pode não funcionar para diferentes turmas. Nesse sentido, a constante autoavaliação do professor é extremamente importante, uma vez que:

a) é um grande desafio para o professor e requer que seja feita em conjunto para que outros professores também dividam as suas dificuldades.

b) permite uma ação imediata do professor a partir de constantes mudanças radicais.

c)é necessário entender que a responsabilidade pela aprendizagem dos alunos é exclusivamente do professor e este deve ter consciência de sua responsabilidade.

d) permite que o professor reflita sobre o que vem dando certo ou errado e adapte estratégias que atendam às necessidades dos alunos.

Soluções para a tarefa

Respondido por lenidelai
18

Resposta:

d)

Explicação:

permite que o professor reflita sobre o que vem dando certo ou errado e adapte estratégias que atendam às necessidades dos alunos.

Respondido por jlsouza891
5

1. A aula expositiva se consolidou como metodologia já na Idade Média, em que o professor era a figura central, detentor de todo o saber, e suas aulas colocavam o aluno em segundo plano no processo de aprendizagem. O século XX traz novas perspectivas e levanta a importância de novas estratégias pedagógicas para o contexto escolar. Entendendo isso e analisando o atual contexto escolar, uma aula expositiva não pode deixar de contemplar:

R: objetivos claros, a problematização acerca dos conteúdos, questões que englobem a realidade do aluno e pouca abertura para o levantamento de questionamentos.

2. Muitas vezes, o professor está acostumado a dar o mesmo tipo de aula há anos e não consegue perceber que a mesma estratégia pode não funcionar para diferentes turmas. Nesse sentido, a constante autoavaliação do professor é extremamente importante, uma vez que:

R: permite que o professor reflita sobre o que vem dando certo ou errado e adapte estratégias que atendam às necessidades dos alunos.

3. Um dos grandes problemas do processo de aprendizagem é a demora que o aluno tem em receber resposta em relação aos seus erros e acertos. Uma boa aula expositiva pode incluir sistemas de feedbacks imediatos que permitam ao aluno:

R: refletir, em tempo real, sobre as estratégias utilizadas e avaliar o caminho que percorreu.

4. Sabemos que a sociedade está sempre em constante mudança, e a relação do homem com o conhecimento também vai mudando. Para atender às necessidades do aluno e construir novas abordagens de aprendizagem, é necessário:

R: entender que a sala de aula deve se constituir em um espaço que privilegie a aprendizagem colaborativa e a busca pela solução de problemas.

5. Buscar novas abordagens que otimizem as aulas expositivas é uma saída para enriquecer a prática docente. A linha da vida é uma estratégia que, quando aplicada à aula expositiva:

R: visa à inserção do aluno no assunto da aula a partir daquilo que ele, em suas vivências, já sabe e consegue articular com o tema e assunto da aula, após ter trabalhado o conteúdo.

Perguntas interessantes