Muitas vezes, gestoras e gestores se deparam com situações em que desejam influenciar uma variável, como por exemplo, o volume de vendas. Nesse tipo de situação, busca-se encontrar uma relação de causalidade. Avalie as seguintes afirmações e marque V para as verdadeiras, e F para as falsas. ( ) A pesquisa exploratória é o tipo de pesquisa usado para investigar relações de causalidade. ( ) Uma relação causal é aquela em que a variação de uma variável influencia a variação de outra variável. ( ) Uma relação de causalidade é sempre composta por uma variável dependente, e pelo menos uma variável independente. ( ) Se encontrada relação de causalidade, podemos dizer que a variável causadora é a única causa da variável dependente. Marque a alternativa que apresenta a sequência correta. A F-F-F-F. B F-V-V-V. C V-V-V-F. D F-V-V-F. E F-V-F-F.
Soluções para a tarefa
Olá.
Como vai?
A pesquisa científica surge de uma inquietação do pesquisador a respeito de um assunto. Para ser construída, necessita atender normas e métodos.
Ela é composta por um problema, hipótese, referências bibliográficas, referências literárias, objetivos, dentre outros.
As pesquisas bibliográficas são aquelas que o pesquisador consulta em livros, artigos científicos, revistas.
Por sua vez, quando o pesquisador reúne um conjunto de procedimentos para chegar a uma solução chama-se referências literárias.
Portanto a alternativa correta é a letra C.
Abraços!
Resposta: Letra D - F-V-V-F
Explicação:
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “d”. A primeira afirmação é falsa, pois o tipo de pesquisa usado para identificar relações de causalidade é a pesquisa causal. A pesquisa exploratória não estabelece previamente relações entre variáveis, apenas busca identificar as variáveis presentes em uma situação de mercado. A segunda afirmação é verdadeira, pois a definição de causalidade apresentada está correta. A terceira afirmação é verdadeira, pois em uma relação de causalidade sempre há uma variável dependente, cuja variação depende da influência de outra variável, e pelo menos uma variável independente, também chamada variável causadora. A quarta afirmação é falsa, pois a existência de relação de causalidade não significa que a variável causadora seja a única causa para uma variável dependente, apenas estabelece que as chances de ocorrer a variação na variável dependente são maiores quando ocorre a variável causadora.