Muitas teorias sobre o Sistema Solar sucederam-se, até que, no século XVI, o polonês Nicolau Copérnico apresentou uma versão revolucionária. Para Copérnico, o Sol, e não a Terra, era o centro do Sistema. Atualmente, o modelo aceito para o Sistema Solar é, basicamente, o de Copérnico, feitas as correções propostas pelo alemão Johannes Kepler e por cientistas subsequentes.
Sobre gravitação e as leis de Kepler, considere as afirmativas, a seguir, verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Adotando-se o Sol como referencial, todos os planetas movem-se descrevendo órbitas elípticas, tendo o Sol como um dos focos da elipse.
II. O vetor posição do centro de massa de um planeta do Sistema Solar, em relação ao centro de massa do Sol, varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais, não importando a posição do planeta em sua órbita.
III. O vetor posição do centro de massa de um planeta do Sistema Solar, em relação ao centro de massa do Sol, varre áreas proporcionais em intervalos de tempo iguais, não importando a posição do planeta em sua órbita.
IV. Para qualquer planeta do Sistema Solar, o quociente do cubo do raio médio da órbita pelo quadrado do período de revolução em torno do Sol é constante.
Assinale a alternativa CORRETA.
a) Todas as afirmativas são verdadeiras. b) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras. d) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Olá....
A alternativa correta é a letra C
Tendo como referência as leis de Kepler e o princípio gravitacional, podemos concluir que as afirmações verdadeiras são: I, II, IV.
Letra C)
Explicação:
É importante ressaltar que a força gravitacional entre dois corpos pode ser expressa por uma força central, que atraí, proporcional às massas dos corpos e inversamente proporcional ao quadrado da distâncias entre eles.
Além disso, temos as leis de Kepler, no qual é bem conhecida como órbitas elípticas, lei das áreas e a lei dos períodos. A partir disso, elas conseguem explicar o movimento de qualquer corpo orbitando um astro como planetas ou estrelas. As leis de Kepler, são três:
A primeira lei: Diz que a órbita dos planetas que giram ao redor do sol é um movimento elíptico e o sol ocupa um dos focos.
A segunda lei: Afirma que a velocidade com que as áreas são varridas é igual, a velocidade aureolar das órbitas é constante, ou seja, varrem áreas em iguais intervalos de tempos.
A terceira lei: Nos diz que a razão entre o quadrado do período e o cubo do raio médio da órbita de um planeta é constante.
Vamos as afirmações:
I. (V) Adotando-se o Sol como referencial, todos os planetas movem-se descrevendo órbitas elípticas, tendo o Sol como um dos focos da elipse.
II.(V) O vetor posição do centro de massa de um planeta do Sistema Solar, em relação ao centro de massa do Sol, varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais, não importando a posição do planeta em sua órbita
III.(F) O vetor posição do centro de massa de um planeta do Sistema Solar, em relação ao centro de massa do Sol, varre áreas proporcionais em intervalos de tempo iguais, não importando a posição do planeta em sua órbita.
IV.(V) Para qualquer planeta do Sistema Solar, o quociente do cubo do raio médio da órbita pelo quadrado do período de revolução em torno do Sol é constante.
Questão similar no brainly:
brainly.com.br/tarefa/23175516
Segue em anexo uma representação que fiz para um melhor entendimento.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos.