Muitas teorias políticas e econômicas contextualizaram as revoluções do século XIX. Entre elas, desta- camos o liberalismo, defendido inclusive por alguns filósofos iluministas do século anterior. Com base no que estudamos, explique os fundamentos do liberalismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
liberdade
Explicação:
liberdade consentimento dos governados e igualdade perante a lei.Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo da sua compreensão desses princípios, mas em geral, apoiam ideias como um governo limitado, direitos individuais (incluindo direitos civis e direitos humanos), livre mercado, democracia, secularismo, igualdade de gênero, igualdade racial, internacionalismo, liberdade de expressão, liberdade de imprensa e liberdade religiosa
O liberalismo foi uma das bases dos pensadores iluministas que lutavam acima de tudo pelo fim do Antigo Regime e pelos governos absolutistas. O liberalismo político está ligado às ideias de John Locke pela defesa dos direitos naturais, já o liberalismo econômico está ligado às ideias de Adam Smith pela defesa autorregulação do mercado e pelo fim do intervencionismo estatal na economia.
Liberalismo
O liberalismo foi uma corrente política que ganhou força durante o século XVIII, principalmente pelos iluministas John Locke e Adam Smith. Ambos pensadores defendiam o fim do absolutismo e da intervenção autoritária do Estado, no que diz respeito ao âmbito social e econômico.
O liberalismo político está baseado nas ideias de Locke que defendia os direitos individuais, onde o filósofo irá defender a ideia de direitos naturais, eles eram:
- Vida
- Liberdade
- Propriedade privada
Já no liberalismo econômico, suas bases estão presentes no pensamento do economista escocês Adam Smith, que defendia a autorregulação do mercado, ou seja, a ação estatal seria desnecessária, pois a teoria de oferta e demanda seriam o suficiente, atuando assim, segundo o pensador, como uma "mão invisível".
Saiba mais sobre "Liberalismo" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6409805
#SPJ2