Matemática, perguntado por tonyjq, 2 meses atrás

Muitas situações aplicadas podem ser modeladas por meio de funções, tendo o cuidado de identificar quais são as variáveis e o domínio a que pertencem. Quando o processo de modelagem é realizado de maneira adequada, é possível realizar previsões.

Algumas dessas funções podem envolver potenciação e radiciação e, quando substituímos os valores numéricos das variáveis envolvidas, temos uma expressão numérica para ser resolvida, como ocorre na situação a seguir.​​​​​​​

Para resolver este Desafio, você precisará aplicar as regras da radiciação.

No Brasil, as empresas devem contratar, a cada 100 funcionários, um indivíduo com necessidades especiais. Tal relação foi implantada pelo governo brasileiro com o intuito de reduzir o desemprego nessa classe populacional.

Todavia, pesquisas recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que ainda há elevado desemprego para pessoas com necessidades especiais. Então, o ministro do trabalho sugeriu uma nova relação para decidir a quantidade obrigatória de contratação, dada a partir da equação a seguir, considerando que F é a quantidade obrigatória, n é o número total de funcionários e t é o tempo de existência da empresa:
F = (nt)0,2
​​​​​​​F = quantidade obrigatória de contratação de pessoas com deficiência
n = número de funcionários
t = tempo de existência da empresa

Encontre, a partir da nova equação, a quantidade obrigatória para empresas com 50, 100 e 200 funcionários com 10, 20 e 30 anos cada uma e compare com a regra atual de contratação. Decida se tal proposta deveria ser aceita, considerando o objetivo de empregar mais pessoas com deficiência.

Soluções para a tarefa

Respondido por cleiltonssouza
3

Resposta:

Explicação passo a passo:

A proposta da equação do ministro do trabalho inclui a variável t (tempo de empresa) no cálculo da quantidade obrigatória de contratação de pessoas com deficiência. Considerando as respostas da tabela, haveria aumento de contratação dessa classe de funcionários se compararmos com a proposta atual de que, a cada 100 funcionários, um deve ter alguma deficiência.

Logo, a sugestão do Ministério do Trabalho é válida para reduzir o desemprego desses trabalhadores.

Anexos:
Perguntas interessantes