Lógica, perguntado por Reny4040, 2 meses atrás

Muitas são as habilidades requeridas dos engenheiros desde o seu processo de formação, bem como ao longo de sua trajetória profissional.

Algumas destas habilidades são comuns a outras profissões, como por exemplo, saber se comunicar com eficácia, aplicar conhecimentos matemáticos na solução de problemas, capacidade de atuar em times multidisciplinares, conduzir experimentos e interpretar dados, compreender as questões contemporâneas e a gestão eficaz do tempo.

Outras são específicas da Engenharia e se tornarão cada vez mais importantes à medida que se avance na formação e no exercício da profissão. Podemos citar a capacidade de projetar um sistema, processo ou componente que atenda às necessidades e a capacidade de avaliar o impacto das soluções no contexto global, econômico, social e ambiental.
desafio:
Você, como estudante de Engenharia e futuro profissional da área deverá, com base no conhecimento intuitivo do tema apresentado, enumerar pelo menos três das habilidades requeridas pela área sobre as quais você se sente menos preparado.

Procure também descrever como você imagina desenvolver estas habilidades e por que as considera importantes para o seu sucesso profissional.

Soluções para a tarefa

Respondido por daianesribeiro95
0

Resposta:

Explicação:

Para responder a este desafio você deverá, primeiramente, selecionar em quais das habilidades citadas no enunciado você considera que precisa se desenvolver melhor. Na sequência, você deverá fazer uma reflexão sobre por que você não se sente seguro em relação a estas habilidades ou, em outras palavras, o que falta para que você domine a habilidade identificada. A partir disto, você será capaz de sugerir um recurso, técnica ou método que promova o seu desenvolvimento nesta habilidade. Por exemplo:

1) Capacidade de se comunicar com eficácia: Neste caso, você deverá identificar os seus pontos de melhoramento. Você tem dificuldade de falar em público? Te falta leitura? Não consegue se concentrar como um bom ouvinte? Ou ainda não se sente seguro com relação à escrita? Um primeiro ótimo passo é criar um hábito de leitura que lhe ajudará a expandir vocabulário, interpretação de texto, concentração, bem como conhecimento, contribuindo para os 4 quesitos de uma comunicação eficaz: fala, leitura, audição e escrita. Outra boa atitude é se voluntariar em toda a oportunidade de falar em público, eventualmente se filiando a alguma instituição vinculada ao seu curso.

2) Capacidade de aplicar conhecimentos matemáticos à solução de problemas: Se você tem dificuldade de aplicar conhecimentos matemáticos na solução de problemas, pode ser que não domine os princípios matemáticos necessários à aplicação em estudo. Talvez a compreensão da teoria é que não esteja sedimentada. Neste caso, você pode criar uma rotina de retornar aos conteúdos específicos da matemática ou rever a teoria, o que lhe dará mais segurança. Outra oportunidade é realizar vários exercícios sobre estes conteúdos, de modo a fixar o aprendizado e facilitar a aplicação do mesmo.

3) Atuar em times multidisciplinares: Como Engenheiro, isto será uma constante em sua rotina de trabalho. Experimente filiar-se a grupos de discussão em sua cidade ou através da internet. Procure analisar a mesma situação por ângulos diferentes, entendendo as prioridades em diferentes perspectivas profissionais.

4) Capacidade de conduzir experimentos e interpretar dados: A maioria dos experimentos propostos aos alunos não requerem muita prática em sua concepção. O que se deseja, na verdade, é que o aluno analise este experimento através de suas etapas e elementos e aprenda através dele. Para tal, é necessário tentar buscar no experimento qual a mensagem, ensinamento ou percepção que se quis passar. Um bom exercício pode ser a repetição de um experimento já realizado em alguma disciplina da Engenharia ou do seu curso médio e buscar rever nele as análises propostas e quais as motivações por trás do mesmo.

5) Compreensão das questões contemporâneas: Para evoluir nesta habilidade a dica é simples. Acompanhe o que está acontecendo no mundo através de noticiários, jornais, revistas, internet. Procure, sempre que possível, ouvir mais de um ponto de vista, pois isto enriquecerá a sua capacidade de crítica e entendimento acerca dos temas, mesmo que você não tenha conhecimento prévio sobre os mesmos.

6) Gestão eficaz do tempo: Organize-se. Crie uma agenda, priorize as atividades mais importantes e as execute conforme o programado, de modo a não perder de vista os compromissos.

7) Capacidade de projetar um sistema, processo ou componente que atenda às necessidades: Defina claramente o problema que precisa resolver. Explore as alternativas de solução que possam ser desenvolvidas e avalie sempre as soluções encontradas confirmando se, de fato, elas respondem ao problema que você recebeu para solucionar. Em sua rotina acadêmica você pode praticar muito esta habilidade.

8) Capacidade de avaliar o impacto das soluções no contexto global, econômico, social e ambiental: Aqui também caberá a busca pela informação e o entendimento das questões que afetam o mundo, sejam na esfera econômica, social ou ambiental. Durante o seu curso, haverá disciplinas que lhe ajudarão a compreender como a Engenharia impacta o mundo em que vivemos. Desfrute destas aulas para ampliar o seu entendimento acerca desses impactos.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes