História, perguntado por paulafortes37, 1 ano atrás

Muitas pesquisas acadêmicas se preocupam em estudar a origem das civilizações e como aconteceu a manutenção de suas unificações. Para a egiptologia não foi diferente, muitos estudiosos se debruçaram e se desdobram até a atualidade para explicar esses episódios. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta: a) Os historiadores atuais conseguiram comprovar a origem e a manutenção da unificação egípcia pela hipótese causal hidráulica. b) A unificação do reino do Vale ao Reino do Delta e sua manutenção têm como única e autêntica explicação os aspectos culturais e a crença no paraíso agrário. c) A unificação e a legitimação do poder faraônico são comprovadamente pautadas nos aspectos administrativos, isto é, pela necessidade da organização da produção local dos nomos. d) A unificação do reino egípcio e a legitimação faraônica possuem diversos fatores explicativos – como práticas econômicas, administração e militarismo –, mas um dos motivos que se destaca por ser original e manter-se na mentalidade da humanidade é a cultura, sobretudo as crenças religiosas. e) A unificação e a legitimação do poder faraônico se devem aos aspectos administrativos, econômicos e militares. Os aspectos culturais, principalmente o religioso, não tiveram vínculo à manutenção com o poder estatal egípcio, visto que havia separação clara entre todos esses setores.

Soluções para a tarefa

Respondido por nilidis
2

Resposta:

Letra D

Explicação:

a) Os historiadores atuais conseguiram comprovar a origem e a manutenção  da unificação egípcia pela hipótese causal hidráulica.

ERRADO. A Hipótese Causal Hidráulica não se aplica ao Egito.

b) A unificação do reino do Vale ao Reino do Delta e sua manutenção têm

como única e autêntica explicação os aspectos culturais e a crença no paraíso agrário.

ERRADA. Há ainda os aspectos políticos, sociais, econômicos e religiosos.

c) A unificação e a legitimação do poder faraônico são comprovadamente

pautadas nos aspectos administrativos, isto é, pela necessidade da organização  da produção local dos nomos.

ERRADA. Nomos eram unidades administrativas nas quais o faraó dividia o Egito para melhor governá-lo. A unificação e a legitimação do poder Faraônico se deve a aspectos políticos e religiosos.

d) A unificação do reino egípcio e a legitimação faraônica possuem diversos  fatores explicativos – como práticas econômicas, administração e militarismo  –, mas um dos motivos que se destaca por ser original e manter-se na  mentalidade da humanidade é a cultura, sobretudo as crenças religiosas.

CORRETA. A mentalidade cultura, sobretudo as crenças religiosas é o que deixava o Egito unido e legitimava o Faraó.

e) A unificação e a legitimação do poder faraônico se devem aos aspectos administrativos,  econômicos e militares. Os aspectos culturais, principalmente  o religioso, não tiveram vínculo à manutenção com o poder estatal egípcio, visto que havia separação clara entre todos esses setores.

ERRADO. Os aspectos culturais são os mais importantes, o que mantinha o Faraó e o Egito unido.

Perguntas interessantes