Muitas palavras no nosso cotidiano refere-se às características dos povos gregos. Por exemplo ainda falamos em lei Dracomiana em educação espartana ou VIDA espartana. Qual o sentido dessas expressões na atualidade?.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Começando por Lei Draconiana, tal termo é correspondente a medidas tomadas pelo legislador ateniense Dracon (século VII a.C.) na redação de leis baseadas nas normas tradicionais, com duras penas e supremacia total do poder público para sua prática.
Logo esse termo usado na atualidade faz alusão a leis, decretos ou regulamentação excessivamente rígida, cujas penas são duras demais ou desproporcionais ao delito.
Exemplo, “Uganda aplica leis draconianas contra homossexuais, decretando até mesmo crime aos que conhecerem um homossexual e não denunciá-lo.”
Esparta, por sua vez, foi uma importante pólis (cidade-estado) da Grécia Antiga. Sua maior força era seu imenso poderio militar, considerado o maior de sua época. Sua sociedade era baseada em diretrizes rígidas, focadas na educação militar de excelência e no desenvolvimento do cidadão-guerreiro.
Por tais características de luta e disciplina, os termos Vida Espartana e/ou Educação Esparta, se conectam as características do uso da força militar, intolerância e alto rigor.
Exemplo, “É necessário uma educação espartana para este menino ser forte” e “Há escolas onde a vida espartana é implacável aos estudantes, sempre a estudar e a seguir as normas”.
Espero ter ajudado!