Muitas organizações se planejam para atingir uma meta (ou seja, a meta é o resultado desejado de um processo), mas muitas vezes acontecem desvios que as impedem, ou as atrasam, no atingimento dessa meta. A palavra desvio, pode ser entendida aqui como um problema. Mas o que é um problema? Segundo FALCONI (1992, p.20), “um problema é o resultado indesejável de um processo”. Logo, pode-se dizer que um problema é uma meta que não foi alcançada. Os problemas geram perdas e afetam a sobrevivência das empresas. Todas as organizações possuem problemas que as privam de obter melhor qualidade e produtividade de seus produtos e serviços. Logo, fica claro que se torna importante descobri-las e bloqueá-las. Assim como no exemplo de uma doença, é preciso identifica-la e trata-la. Para isso, existem diversas ferramentas da qualidade. As ferramentas da qualidade nos ajudam a definir, medir, investigar e propor soluções aos problemas identificados nos processos da organização. Elas nos remetem à melhoria da qualidade dentro da organização. Considerando o ciclo de PDCA descreva de forma logíca as ferramentas da qualidade a serem utilizadas no processo de melhoria do processo.
Soluções para a tarefa
Olá!
Existem técnicas para a análise de dados que podem ser ferramentas úteis em um processo de Melhoria Contínua e na solução dos diversos problemas que enfrentam.
Técnicas estatísticas, como histograma, análise de correlação, etc., podem ajudar a medir, descrever, analisar, interpretar e modelar a variabilidade, mesmo com uma quantidade relativamente limitada de dados.
As técnicas mais reconhecidas que são usadas como ferramentas para melhoria contínua são:
1) Análsis de Causa e efeito: É uma representação gráfica na forma de espinha de peixe que permite identificar as causas que afetam um determinado problema de forma qualitativa. Evalúa os métodos , mão de obra , maquinário , materiais e meio ambiente
2) Folhas de inspeção: é um registro de informações que indica o número de vezes que algo aconteceu, assim são coletadas informações sobre indicadores, causas de problemas, etc.