Muitas oportunidades de aumentar os lucros se encontram na área da administração de materiais. As economias significativas oferecidas por esta área não resultam de fatos isolados, isso deve ser entendido em seu contexto. Seja qual for o modo de embalagem e movimentação do material, a melhor forma de armazená-lo é aquela que maximiza o espaço disponível nas três dimensões do prédio (comprimento, largura e altura). Até há algum tempo, o conceito de ocupação física se concentrava mais na largura e no comprimento do que na altura. O mau aproveitamento se tornou antieconômico, além do que se constatou que uma das formas de garantir a produção é manter estocadas as quantidades corretas de matéria-prima próximas do local produtivo. Desta forma ocupar em “altura” foi uma solução para reduzir espaços e guardar maior quantidade de materiais. Em um mercado altamente competitivo e cercado de estratégias, cabe ao gestor avaliar o perfil da organização, de seus fornecedores e de seu mercado, para assim tomar a decisão de estocar ou não.
De acordo com o material disponibilizado para estudos, analise as alternativas abaixo e assinale V para as os fatores negativos de se manter estoques e F para as os fatores que não são negativos quanto à estocagem:
( ) Os custos da armazenagem entre os quais: instalações, estruturas físicas, mão de obra e com equipamentos e movimentação dos materiais no armazém.
( ) O capital imobilizado no material estocado.
( ) Obsolescência e perda de material, devido sua perecibilidade.
( ) Garantia da produção em diferentes níveis.
( ) Equilibrar a oferta quando se trata de produto sazonal. Assinale a alternativa com a sequência correta.
A V – V – F – F – F
B F – F – F – F – V
C V – F – F – V – F
D V – V – V – F – F
E F – F – F – V – V
Soluções para a tarefa
Resposta:
b f ✓ essa e a resposta ok facil
Resposta:
LETRA D
Explicação:
- Rota 6 Tema 1
Existem fatores que impactam negativamente quando a organização mantém produtos em estoques, tais como:
- Os custos da armazenagem, entre os quais: instalações, estruturas físicas, mão de obra, equipamentos e movimentação dos materiais no armazém;
- O capital imobilizado no material estocado;
- Obsolescência e perda de material, devido sua perecibilidade
Pode haver a necessidade de compensação das diferentes capacidades das fases de produção Isso ocorre quando é necessário otimizar o setup (preparação das máquinas) e também quando se faz necessário manter uma reserva técnica de estoques para garantir a produção, não sendo nesse caso um fator negativo, ao contrário.
A penúltima e última afirmativas, portanto, não representam aspectos negativos quanto aos custos de armazenagem, ao contrário, pois quando há sazonalidades, os produtos armazenados garantem o abastecimento do mercado e apenas regulam a produção em diferentes níveis