Muitas de nossas características mentais básicas, como desonestidade ou raiva, são geralmente consideradas negativas. Outras como surpresa e atenção não são sempre positivas nem sempre negativas. Pode-se gostar delas em uma situação e evitá-las em outra. Alguns sentimentos como Felicidade quase sempre são percebidos positivamente. É seguro fazer uma generalização as emoções negativas são mais difíceis de ler do que as positivas. Avalie as seguintes afirmações sobre possíveis filtros à realidade que emoções negativas podem provocar em nossas leituras emocionais. I. Medo – o medo traz insegurança que nos faz questionar as pessoas; extrapolarmos em nossas análises e pensarmos demais. Quando se manifestam de forma difusa gera ansiedade e temos a tendência de permanecer pensando, questionar a vida e descontar em comidas, bebidas ou qualquer fonte de vício o desejo que temos de encontrar uma saída desse estado emocional. II. Raiva – traz barreiras para compreender a realidade, principalmente a incapacidade de ouvir que ela provoca. Quando estamos nos sentindo acuados tendemos a só ver as coisas de nosso ponto de vista, nos tornando incapazes de conhecer as razões de outras pessoas. III. Tristeza – Na leitura interpessoal a emoção da tristeza acaba aparecendo em comportamentos de tentativa de compensar a carência e privação afetiva buscando o contato com outras pessoa para preencher nosso vazio interior. Buscamos então chamar a atenção para nós, falamos em demasia e tentamos nos aproximar de quaisquer pessoas, mesmo desconhecidos, nos expondo a riscos. IV. Nojo – A pessoa da impressão de estar com uma compulsão para fugir ou estar em outro lugar. Pode reparar excessivamente para o ambiente, com foco na limpeza, agir de forma nervosa, tornar-se não responsiva e menos verbal. Considerando as afirmações apresentadas, são descrições corretas dos indicadores de expressão das emoções negativas: Escolha uma: a. I, II e III, apenas. b. I, II, III e IV. c. III e IV, apenas. d. I, II e IV, apenas. e. I. III e IV,
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, II e IV, apenas.
Explicação:
I. Medo – o medo traz insegurança que nos faz questionar as pessoas; extrapolarmos em nossas análises e pensarmos demais. Quando se manifestam de forma difusa gera ansiedade e temos a tendência de permanecer pensando, questionar a vida e descontar em comidas, bebidas ou qualquer fonte de vício o desejo que temos de encontrar uma saída desse estado emocional.
II. Raiva – traz barreiras para compreender a realidade, principalmente a incapacidade de ouvir que ela provoca. Quando estamos nos sentindo acuados tendemos a só ver as coisas de nosso ponto de vista, nos tornando incapazes de conhecer as razões de outras pessoas.
IV. Nojo – A pessoa da impressão de estar com uma compulsão para fugir ou estar em outro lugar. Pode reparar excessivamente para o ambiente, com foco na limpeza, agir de forma nervosa, tornar-se não responsiva e menos verbal.
CORRIGIDO PELO AVA.
Resposta:
I, II e IV, apenas.
Explicação:
AVA