Muitas classes de biomoléculas são classificadas como polímeros, pois são formadas pela combinação de unidades monoméricas. Por exemplo, os ácidos desoxirribonucleicos (DNA) são formados por quatro tipos de unidades monoméricas, que são os nucleotídeos timina, adenina, citosina e guanina. Já as proteínas são formadas pela combinação das unidades monoméricas de aminoácidos.
Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os nucleotídeos e os aminoácidos são classificados como polímeros.
b) As unidades monoméricas são caracterizadas por serem compostos químicos complexos, de alta massa molar.
c) Os polímeros são caracterizados por serem compostos químicos simples, de baixa massa molar.
d) As unidades monoméricas são caracterizadas por serem compostos químicos simples, de baixa massa molar.
Soluções para a tarefa
A alternativa CORRETA: d) As unidades monoméricas são caracterizadas por serem compostos químicos simples, de baixa massa molar.
Muitas das moléculas encontradas no interior de uma célula são macromoléculas, polímeros de alto peso molecular. Esses polímeros são constituídos por unidades monoméricas.
As unidades monoméricas são as moléculas que possuem peso molecular menor que 500 u, como por exemplo, aminoácidos, nucleotídeos, ácidos graxos.
Logo, os nucleotídeos e os aminoácidos são classificados como monômeros, que são, portanto, compostos químicos simples, de baixa massa molar.
Resposta:
A alternativa CORRETA: d) As unidades monoméricas são caracterizadas por serem compostos químicos simples, de baixa massa molar.
Explicação:
Corrigido pelo AVA