Muitas áreas do conhecimento humano defendem, como ponto de partida, que existe uma certa relatividade na apreensão da verdade. O direito e a política são exemplos importantes dessa forma de ver o mundo. Um dos principais filósofos que defendia esse tipo de postura chamava-se
Soluções para a tarefa
Resposta:
As áreas do conhecimento humano são muitas e basicamente estão nelas tudo aquilo que sabemos a respeito de tudo e todos, contudo esse conhecimento não é uniforme, isto é, algumas pessoas ou grupos de pessoas detém um conhecimento sobre determinada área, enquanto que outros atentam para outras áreas. Desta forma, classificar o conhecimento humanos em áreas e subáreas passa a ser útil para finalidades práticas, para fins de ensino, pesquisa, entre outros fins.
A classificação original das Áreas do Conhecimento apresentou uma hierarquização em quatro níveis, que vão do mais geral aos mais específicos, abrangendo 08 grandes áreas, 76 áreas e 340 subáreas do conhecimento, a saber.
1º nível - Grande Área: aglomeração de diversas áreas do conhecimento em virtude da afinidade de seus objetos, métodos cognitivos e recursos instrumentais refletindo contextos sóciopolíticos específicos.
2º nível - Área: conjunto de conhecimentos inter-relacionados, coletivamente construído, reunido segundo a natureza do objeto de investigação com finalidades de ensino, pesquisa e aplicações práticas.
3º nível - Subárea: segmentação da área do conhecimento estabelecida em função do objeto de estudo e de procedimentos metodológicos reconhecidos e amplamente utilizados.
4º nível - Especialidade: caracterização temática da atividade de pesquisa e ensino. Uma mesma especialidade pode ser enquadrada em diferentes grandes áreas, áreas e subáreas.
Como tudo hoje em dia vem sendo ampliado e melhorado assim aconteceu com a tabela de áreas do conhecimento humano, que em 2009 depois de algumas reuniões realizadas pelo Capes deram origem a Grande Área Multidisciplinar e, dentro dela as áreas Interdisciplinares, Ensino de Ciências e Matemática, Materiais e Biotecnologia. Além disso, criou dentro da área Interdisciplinar, as subáreas Meio-Ambiente e Agrárias; Engenharia/Tecnologia/Gestão; Saúde e Biológicas; e Sociais e Humanidades.