Administração, perguntado por bruninhatopzz, 6 meses atrás

Mudanças sociais nos últimos anos e seu impacto na atividade de Marketing

Soluções para a tarefa

Respondido por Victoriaaaaaaaaaaaa
1

Uma mudança completa das empresas para a economia digital. Não é mais possível compreender a internet como uma mera ferramenta para as pessoas ou um canal para o marketing, porque ela permeia todas as relações atuais, sem mais separação entre online e offline. A conectividade transformou relações de consumo, padrões sociais e estruturas de poder. Os consumidores, que já demonstravam sua preocupação com o planeta, agora querem uma lógica de negócios mais inclusiva, horizontal e social. Por isso, as empresas estão passando por uma profunda transformação digital. Esse processo não significa aderir a uma ou outra tecnologia. Automação, inteligência artificial e grande data são marcas do Marketing 4.0 e se fortalecem nesse cenário, que exige agilidade e conectividade constante. Mas a transformação digital não se resume a elas.

Transformação digital significa entender a era digital, a sociedade hiper conectada, a aceleração do ritmo da vida, as relações de poder e os movimentos sociais, para adaptar suas estratégias a essa realidade. É uma mudança profunda de cultura, tendo a tecnologia como elemento central.

2020

A covid-19 causou milhões de mortes e prendeu as pessoas em casa para evitar o aumento exponencial do contágio. Diante da necessidade de isolamento social, inúmeros negócios tiveram que suspender suas atividades presenciais, tanto no escritório quanto no atendimento ao público.

O impacto da pandemia também causou uma retração no consumo em diversos setores, como turismo e eventos. Então, muitas empresas se viram diante de uma crise sem precedentes, com uma redução drástica de clientes e faturamento.

Por outro lado, alguns setores tiveram um aumento de demanda diante das mudanças de comportamento de consumo. Aplicativos de brinquedos para crianças, medicamentos e materiais de construção, por exemplo, tiveram um crescimento.

Mas, independentemente do setor de atuação, as empresas tiveram que se adaptar. Com a crise econômica batendo à porta, a necessidade de isolamento social e as mudanças de comportamento do consumidor, já não dava mais para fugir: era preciso digitalizar processos.

No marketing, o que se viu foram diversas empresas aderindo ao e-commerce, criando perfis nas redes sociais, utilizando canais de atendimento. Internamente, as equipes se adaptaram ao home office, às reuniões virtuais..

Quem ainda não tinha entrado na transformação digital teve que entrar. Quem já estava nesse processo teve que acelerar a sua digitalização.  

Diante de um cenário tão surpreendente e complexo, quem não se adaptou ficou para trás. No início da pandemia, especialmente, cada semana apresentava um novo desafio. Ao longo dos meses, foi necessário acompanhar de perto os gráficos de casos para saber como a doença se comportava e quais medidas os governos tomariam.

Se o mundo já se apresentava em transformação constante, a pandemia tornou as mudanças no marketing ainda mais frequentes. Então, se a agilidade nos processos e tomadas de decisões já era importante, na pandemia ela se tornou imprescindível. Por isso, as metodologias ágeis ganharam ainda mais relevância nas empresas.  

Outra adaptação necessária foi em relação aos conteúdos do marketing. Em um momento em que as pessoas se sentem vulneráveis, retraídas em casa, com as emoções afloradas e inúmeras preocupações.

 Foi preciso humanizar o marketing e mostrar que a marca não estava alheia ao momento. O movimento Black Lives Matter, outro marco do ano de 2020, também exigiu que as marcas se posicionassem.

Influenciadores que continuaram produzindo conteúdos fúteis, por exemplo, perderam força. Por outro lado, marcas que souberam se posicionar e ser relevantes em um momento de dificuldade cresceram. A Magazine foi uma das mais bem sucedidas durante a pandemia.

Perguntas interessantes