MUDANÇAS NA EUROPA MEDIEVAL: AS CRUZADAS
1. Responda:
a) O que foram as Cruzadas?
b) Qual a localização geográfica das expedições das Cruzadas?
c) Por quais motivos a Terra Santa era considerada tão importante para cristãos e muçulmanos?
d) Por qual motivo a Igreja Católica liderou, inicialmente, o movimento das Cruzadas?
e) Como ocorreu a chamada da Cruzada das Crianças?
2. Qual foi o objetivo principal das cruzadas?
(a) Tirar Jerusalém das mãos dos Islâmicos.
(b) Conquistar terras.
(c) Converter mais pessoas ao cristianismo.
(d) Ampliar os territórios dos servos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
No século XI, a expansão do mundo islâmico estabeleceu o domínio da região da Palestina. Inicialmente, o controle territorial exercido pelos árabes ainda permitiu que a cidade sagrada de Jerusalém fosse visitada por vários cristãos que peregrinavam em direção ao lugar em que Cristo viveu o seu calvário. Contudo, nos fins desse mesmo século, a dominação realizada pelos turcos impediu que a localidade continuasse a ser visitada pelos cristãos.
Nessa mesma época, a ordenação do mundo feudal sofria graves transformações. O fim das invasões bárbaras e a experimentação de uma época mais estável permitiram que a produção agrícola aumentasse e, seguidamente, a população europeia também sofresse um incremento. Interessados em não dividir o seu poder, muitos senhores feudais preferiram repassar sua herança somente ao filho mais velho, obrigando os outros descendentes a viverem de outras formas.
Aqueles que não ingressavam na vida religiosa, buscavam na prestação de serviço militar ou em um casamento vantajoso uma forma de buscar alguma garantia. Contudo, aqueles que não tinham como recorrer a tais alternativas, acabavam vivendo de pequenos crimes, assaltos e cobrança de pedágios sobre aqueles que circulavam a Europa Medieval. Além disso, em algumas propriedades, muitos camponeses não suportavam as obrigações servis e passavam a viver como mendigos e assaltantes.
Explicação: