Mudanças durante o desenvolvimento são inevitáveis. O entendimento dos usuários sobre suas necessidades muda, o ambiente no qual o sistema vai operar muda, a legislação muda, os requisitos mudam. Com tantas mudanças assim, é necessária alguma forma de gerenciamento para que o desenvolvimento não fique caótico. Gerência de Configuração de Software (GCS) é um conjunto de atividades de apoio que permite a absorção controlada das mudanças inerentes ao desenvolvimento de software, mantendo a estabilidade na evolução do projeto. Sobre as três partes da GCS sob a perspectiva de desenvolvimento, analise as sentenças a seguir:
I- Controle de versão: responsável por salvar os artefatos alterados em uma nova versão num repositório, guardando um histórico das suas mudanças.
II- Controle de mudanças: responsável por rastrear os artefatos, guardando seu histórico, as mudanças e testando sua consistência.
III- Integração contínua: responsável por manter um ambiente que junta a última versão de todos os artefatos alterados, validando sua consistência.
IV- Controle de mudanças: responsável por documentar as alterações realizadas nos artefatos do sistema, contendo o controle de tarefas, sabendo identificar o que mudou, por que mudou, quem mudou etc.
V- Controle de versão: responsável por integrar os artefatos, documentando as alterações de cada versão do sistema.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e V estão corretas.
B) As sentenças III, IV e V estão corretas.
C) As sentenças I, III e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
Anternativa certa é C ) As sentenças I, III e IV estão corretas
Soluções para a tarefa
Sobre as três partes da GCS sob a perspectiva de desenvolvimento, temos que a afirmativa correta é a letra C) As sentenças I, III e IV estão corretas.
A Gerência de Configuração de Software (GCS) corresponde às atividades de apoio que possibilitam a absorção controlada das alterações provenientes do desenvolvimento de software, considerando a estabilidade de evolução de tal projeto.
A GCS apresenta três partes, uma delas é a fase de controle de versão que salva os artefatos que foram modificados a partir de uma nova versão. A fase de integração contínua realiza a manutenção de um ambiente que integra a última versão dos artefatos que foram modificados. E a fase de controle de mudanças envolve a documentação das modificações feitas nos artefatos constituintes do sistema.
Bons estudos!