MUDANÇA
Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala.
Arrastaram-se para lá, devagar, Sinha Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro. O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás.
Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão.
— Anda, condenado do diabo, gritou-lhe o pai.
Não obtendo resultado, fustigou-o com a bainha da faca de ponta. Mas o pequeno esperneou acuado, depois sossegou, deitou-se, fechou os olhos. Fabiano ainda lhe deu algumas pancadas e esperou que ele se levantasse. Como isto não acontecesse, espiou os quatro cantos, zangado, praguejando baixo
(Graciliano Ramos. Vidas Secas. 64ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1993, pág. 93.)
“Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas”
Considerado o trecho acima, podem-se reconhecer, como elementos que o estruturam,
A)duas orações com sujeitos indeterminados.
B)três orações, com o mesmo sujeito.
C)quatro orações, com diferentes sujeitos.
D)três orações, duas delas com sujeito elíptico.
E)duas orações com sujeitos compostos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Afirmativa A)duas orações com sujeitos indeterminados.
A presença das duas orações pode ser identificada quando notamos a presença de dois verbos que compõem as frases. Estes são os seguintes: "Andavam" e "haviam".
Acerca dos sujeitos, os sujeitos indeterminados são os que não podem ser identificados, assim, não é possível defini-los. O verbo se mantém na terceira pessoa do plural e não estabelece relação com nenhum substantivo que etsá anterior a ele.
Respondido por
1
Resposta:
Resposta: D
Explicação:]
Os sujeitos dos verbos “andar” e “repousar” se apresentam de forma elíptica (eles, os infelizes) e a oração do verbo “progredir” tem como sujeito “a viagem”.
Perguntas interessantes