ENEM, perguntado por roniromao7425, 9 meses atrás

Moyses Finley foi um historiador considerado renomado sobre a civilização grega, em sua obra Democracia: antiga e moderna (1988) é fornecido elementos contextualizados historicamente para que seja possível entender a origem do cidadão. Havia um espaço privilegiado para o exercício da cidadania, denominada polis grega ou a cidade grega Com isso a expressão "cidadão é aquele que participa do governo da cidade", tornou-se bastante conhecida. Sobre a origem do cidadão, analise as afirmações a seguir: I - Atenas foi o lugar onde a política foi repensada e redefinida na prática. II - A forma e o conteúdo da cidadania se colocaram como inseparáveis da noção de democracia direta grega. III - A democracia direta, exigia a hierarquia no exercício do poder, para retirar espaço de igualdade dos cidadãos no plano político, limitando a participação dos cidadãos nas decisões políticas. IV - Nasce em Atenas o primeiro significado de democracia: o governo do povo, era considerado um corpo de cidadãos capaz de compreender os problemas da realidade da polis e de tomar as melhores decisões para atender os interesses da comunidade. Está correto apenas o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por cstres15769
13

Resposta:

| || |V

Explicação:

I - Era valorizado um conhecimento técnico sobre a vida na cidade.

II - Os interesses da polis estavam diretamente relacionados com os interesses da comunidade, sendo defendidos pelos cidadãos que participavam das assembleias.

III - Os próprios moradores daquela polis seriam as pessoas mais indicadas para tomar decisões.

IV - O cidadão se pensa, portanto, como um ser indissociável da cidade, o que acompanha o direito de opinar sobre o seu destino.

Respondido por izabokaloka
3

Resposta:

d) I, II e IV, apenas.

Explicação:

Perguntas interessantes