Movimentos sociais, são redes sociais complexas, que transcendem organizações empiricamente delimitadas e que conectam, de forma simbólica, solidaríssima e estratégica, sujeitos individuais e atores coletivos, que se organizam em torno de identidades ou identificações comuns, da definição de um campo de conflito e de seus principais adversários políticos ou sistêmicos e de um projeto ou utopia de transformação social.
GIMENES, É, R. Estado, Governo e Políticas Públicas. Maringá: Unicesumar, 2018.
Com base no texto exposto, analise as afirmativas abaixo:
I. Os movimentos sociais são sinônimo de desordem, não devendo ser considerados como atos de exercício da cidadania.
II. Um movimento social organiza-se a partir de interesses coletivos que visam soluções para problemas relacionados à condições de classe, etnia, gênero, processos ambientais dentre outras demandas.
III. Os movimentos sociais caracterizam-se como ações coletivas de grupos organizados que objetivam pressionar o Estado para atender as demandas da sociedade.
IV. O movimento operário no Brasil lutou pelo direito de fazer greve, redução de jornadas de trabalho, autonomia sindical, direito à férias e regulamentação do trabalho feminino e infantil.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Resposta:
Alternativa II, III e IV
Explicação:
Não acredito que a alternativa I seja um sinônimo de desordem.
Alternativas II e III são obvias e a IV que é o movimento operário brasileiro viveu anos de fortalecimento entre 1917 e 1920, quando as principais cidades brasileiras foram sacudidas por greves.
Espero ter ajudado.
chilavicosa37:
obrigado
Perguntas interessantes