Movimentos determinantes de mudanças nas relações de trabalho
Se você trabalha em uma organização são grandes as chances de você ter tido contato com o trabalho do psicólogo organizacional, em atividades como: preenchimento da ficha de solicitação de emprego; participação em processos de desenvolvimento de treinamentos; definição de estrutura e tarefas a serem desempenhadas, etc. O trabalho do psicólogo nas organizações começou com a utilização de testes psicológicos, para alocar os recrutas em cargos apropriados, ainda, com o avanço da industrialização, houve uma maior necessidade de se alocar a pessoa certa no lugar certo. Diante das mudanças no cenário organizacional, a psicologia organizacional se difundiu principalmente nos EUA, tendo sido adotada em diversos países, especialmente, países industrializados.
Pautando-se nos conceitos sobre os desdobramentos históricos da Psicologia organizacional, diante da demanda da industrialização, ARGUMENTE
criticamente, sobre os impactos dos processos de mecanização e a saúde do trabalhador, diante da automatização dos processos e da adoção dos princípios da administração científica, como apresentado por Bergamini (2011), quando apresenta a ideia de que os indivíduos são seres únicos.
Soluções para a tarefa
Dentro do contexto da psicologia organizacional temos:
Dois ramos da psicologia organizacional onde podemos destacar:
A psicologia das organizações;
E a psicologia do pessoal.
Para ser mais exato, o segundo ramo busca contemplar questões que dialoguem sobre o indivíduo, sua orientação, o desenvolvimento de sua carreira entre outros elementos.
Assim, a psicologia das organizações, lida com a motivação, fatores como liderança, a gestão de conflitos na empresa entre outros pontos.
Resposta: A mecanização é algo irreversível. Esse cenário traz novos problemas para a saúde do trabalhador uma vez que exige mais qualificação para esta tecnologia e o obriga a se profissionalizar ou pode perder o emprego gerando uma pressão, e faz com que os torne disponíveis 24 horas por dia não conseguindo se desligar do ambiente de trabalho, faz com que o mesmo se torne pressionado e tenha medo de perder seu emprego para a mecanização, essa mecanização também apresenta o efeito fornecer um ambiente monótono e que faz aumentar problemas físicos( LER/DORT) e Psicológicos ( psicopatologias/extress), aumentando o nível de desgaste o fazendo trabalhar no ritmo da máquina. Contudo os trabalhadores terão que se adequar a mecanização e buscar o equilíbrio.