História, perguntado por mvtoo15, 7 meses atrás

MOVIMENTO OPERÁRIO BRASILEIRO HISTÓRIA DO BRASIL

Leia o texto e responda as questões:

Na República Velha temos a vivência de todo um processo de transformações econômicas responsáveis pela industrialização do país. Não percebendo de forma imediata tais mudanças, as autoridades da época pouco se importavam em trazer definições claras com respeito aos direitos dos trabalhadores brasileiros. Por isso, a organização dos operários no país esteve primeiramente ligada ao atendimento de suas demandas mais imediatas.

No início da formação dessa classe de trabalhadores percebemos a predominância de imigrantes europeus fortemente influenciados pelos princípios anarquistas e comunistas. Contando com um inflamado discurso, convocavam os trabalhadores fabris a se unirem em associações que, futuramente, seriam determinantes no surgimento dos primeiros sindicatos. Com o passar do tempo, as reivindicações teriam maior volume e, dessa forma, as manifestações e greves teriam maior expressão.

Na primeira década do século XX, o Brasil já tinha um contingente operário com mais de 100 mil trabalhadores, sendo a grande maioria concentrada nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Foi nesse contexto que as reivindicações por melhores salários, jornada de trabalho reduzida e assistência social conviveram com perspectivas políticas mais incisivas que lutavam contra a manutenção da propriedade privada e do chamado “Estado Burguês”.

Entre os anos de 1903 e 1906, greves de menor expressão tomavam conta dos grandes centros industriais. Tecelões, alfaiates, portuários, mineradores, carpinteiros e ferroviários foram os primeiros a demonstrar sua insatisfação. Notando a consolidação desses levantes, o governo promulgou uma lei expulsando os estrangeiros que fossem considerados uma ameaça à ordem e segurança nacional. Essa primeira tentativa de repressão foi imediatamente respondida por uma greve geral que tomou conta de São Paulo, em 1907.

Mediante a intransigência e a morosidade do governo, uma greve de maiores proporções foi organizada em 1917, mais uma vez, em São Paulo. Os trabalhadores dos setores alimentício, gráfico, têxtil e ferroviário foram os maiores atuantes nesse novo movimento. A tensão tomou conta das ruas da cidade e um inevitável confronto com os policiais aconteceu. Durante o embate, a polícia acabou matando um jovem trabalhador que participava das manifestações.

Esse evento somente inflamou os operários a organizarem passeatas maiores pelo centro da cidade. Atuando em outra frente, trabalhadores formaram barricadas que se espalharam pelo bairro do Brás resistindo ao fogo aberto pelas autoridades. No ano seguinte, anarquistas tentaram conduzir um golpe revolucionário frustrado pela intercepção policial. Vale lembrar que toda essa agitação se deu na mesma época em que as notícias sobre a Revolução Russa ganhavam os jornais do mundo.

Passadas todas essas agitações, a ação grevista serviu para a formação de um movimento mais organizado sob os ditames de um partido político. No ano de 1922, inspirado pelo Partido Bolchevique Russo, foi oficializada a fundação do PCB, Partido Comunista Brasileiro. Paralelamente, os sindicatos passaram a se organizar melhor, mobilizando um grande número de trabalhadores pertencentes a um mesmo ramo da economia industrial.

1-quais as duas principais tendências políticas influenciavam os trabalhadores e quais foram as organizações resultantes dessas influências?

2-em resumo, o que foi o movimento operário brasileiro?

3-qual foi a importância dos imigrantes para o movimento operário no Brasil? por que muitos deles chegaram a ser deportados?

4-Quais eram os principais desafios do movimento operário?

5- Qual o conceito de Grupos anarquistas e quem fazia parte?​

Soluções para a tarefa

Respondido por ojosnegros
7

1- As duas principais tendências políticas que influenciavam os trabalhadores foram : Anarquistas e Comunistas. O que resultou na formação de sindicatos trabalhistas e a fundação do PCB Partido Comunista Brasileiro o que consolidou a organização dos partidos sindicais.

2- Movimento operário: foi uma organização brasileira de forma coletiva, ligada a atender as demandas imediatas do trabalhadores, onde a maioria lutavam por direitos iguais e mudanças políticas, em prol seus interesses políticos econômicos e sociais.

3 - A importância dos imigrantes para o movimento operário esta relacionado a um inflamado discurso, e na junção desses trabalhadores, para se unirem em associações até o surgimento de sindicatos. Ou seja com um maior volume de pessoas ( trabalhadores) maior a quantidade de manifestações trabalhista, e assim mais voz de expressão através das greves.

▪️Devido à insatisfação dos tecelões os alfaiates e mineradores, carpinteiros e ferroviários, o governo promulgou uma lei expulsando os estrangeiros que fossem considerados uma ameaça para a segurança e ordem nacional.

4- Os desafios eram vários desde prevalecer seus direitos políticos e trabalhistas como  melhores salários, jornada de trabalho reduzida e assistência social. Além de enfrentarem desafios em relação a suas vidas e proteção a repressão, como foi o fato de resistir ao fogo aberto pelas autoridades, que gerou várias mortes e feridos nos confrontos.

5- O conceito dos grupos anarquistas estava relacionado em tentar aplicar um: Golpe Revolucionário.

o Grupo era contra e qualquer ordem vinda das autoridades políticas, pois para os mesmos o Estado era considerado opressor e abusador das ordens políticas, deixando a classe pobre de trabalhadores em suas mãos e submissos.

▪️Os imigrantes europeus, Russos e Sovietes faziam parte desse movimento.

Continue estudando mais sobre movimento operário em, acesse o link..

https://brainly.com.br/tarefa/17673135

Bons estudos...

Gratidão: Carmen2711/Moderadora Mestre

Anexos:
Perguntas interessantes