Pedagogia, perguntado por regiseliza, 1 ano atrás

Motta (1987) traz à baila a questão da politização, que pode ser uma consequência da participação efetiva da sociedade nas decisões administrativas e pedagógicas da escola.Contrário a isso, ele considera insuperável a dominação da opressão “à medida que se retira do dominado a faculdade de pensar e decidir sobre o que faz, em determinadas esferas da vida, como o trabalho” (MOTTA, 1987, p.90). Para ele:
a.
a participação da sociedade nas decisões administrativas dentro da escola não representa ação significativa;

b.
a participação da sociedade nas decisões escolares depende da autorização do Diretor de Escola, que pode ou não aceitar a LDB/1996 que preconiza democracia na escola;

c.
a participação da sociedade não é fundamental uma vez que o Estado já determina tudo o que a escola deve fazer;

d.
a participação é a única maneira de superar ou “minimizar o aspecto coercitivo da administração”, assim será uma participação autêntica e não falaciosa.




Soluções para a tarefa

Respondido por remitie
328
d. a participação é a única maneira de superar ou “minimizar o aspecto coercitivo da administração”, assim será uma participação autêntica e não falaciosa.

DaianniEvans: obg
Respondido por Danas
90

Olá!

A alternativa D) é a correta.

É obrigação da sociedade a participação em todas as decisões tomadas tanto na escola como em toda a administração publica, é a unica maneira de superar a coerção que a administração pode vir a ter caso não haja participação da sociedade.

O estado tem dever, mas a comunidade como um todo também possui compromisso com a escola e com a administração publica.

Perguntas interessantes