Ed. Moral, perguntado por ViniClasv, 1 ano atrás

motivos religiosos justificam ações antiéticas?

Soluções para a tarefa

Respondido por luizrafaelsozxo1j
78
Vejamos.
Para que existam ações ditas éticas ou antiéticas seria necessário um parâmetro que julgue as ações. Além disso, este parâmetro não pode ser alterado por vontade humana, caso contrário uma ação dita ética poderia ser transformada em antiética, e assim adentrariamos o relativismo moral onde não existe certo e errado.

Ou seja para que de fato possamos discutir este assunto, devemos aceitar o fato de que um ato ético sempre será ético independentemente da vontade humana.

Tal parâmetro seria a verdade absoluta, ou Deus.

Agora, vamos analisar as religiões. Temos diversas, e muitas se opõem em muitos aspectos ou são completamente incompatíveis. Assim já podemos perceber que ao tomarmos um parâmetro absoluto, fica evidente que não são todas as religiões que são morais.

Só existem 3 possibilidades: ou uma religião é 100% moral ou ela apresenta faixas de moralidade e imoralidade (atingindo as vontades de Deus parcialmente, e também indo contra suas vontades) ou então ela é completamente imoral.

Como nenhuma religião é idêntica a outra, isso sugere que ao tomarmos o parâmetro Deus/verdade absoluta, só teria espaço para uma religião 100% perfeita (provavelmente a verdadeira religião), inúmeras parciais e apenas uma completamente imoral.

Uma ação antiética iria contra o parâmetro de ética, ou seja a verdade absoluta. Do ponto de vista religioso iria contra a vontade de Deus.

Ações imorais dentro de uma religião seriam ações contra a própria vontade de um Deus, contra a verdade (e fora da religião seria a mesma coisa). Ou seja, ações cometidas pelos próprios erros humanos que desconhecem a verdade absoluta.

Assim, a fuga da ética dentro ou fora da religião são a mesma coisa: ignorância humana, atentado contra a verdade.

Logo motivos religiosos não justificam ações antiéticas, pois quando estas são cometidas seriam apenas por erros humanos, indo contra a vontade de Deus, ou contra o parâmetro.



Respondido por ninaislabao
11

Motivos religiosos não justifica ação antiética, pois quando acontecem são erros humanos

Perguntas interessantes