História, perguntado por penal, 1 ano atrás

motivos que levaram o fim do feudalismo

Soluções para a tarefa

Respondido por johnny2222
80
-Pela queda do Império Romano do Oriente (Queda de Constantinopla) no século XV.
-A crise europeia 
-Fome ocasionada pela estagnação das técnicas agrícolas aliada ao crescimento excessivo da população.
-A peste negra que assolou a Europa dizimando um terço da população.
-O esgotamento das reservas minerais que abalou a produção de moedas 
-A crise religiosa.
-Ascensão da burguesia.

Respondido por Pantaleao1919
0

O fim do feudalismo se deu por vários motivos, eles foram a Peste Negra, o Renascimento Comercial, a Ascensão Burguesa, as mudanças econômicas que permitiram o surgimento do Mercantilismo (Capitalismo Mercantil), e por fim do absolutismo.

O que foram esses eventos?

  • Peste Negra: a epidemia de peste bubônica matou milhares de pessoas, o que diminuiu a mão-de-obra nos feudos
  • Renascimento Comercial: graças as Cruzadas (1095 - 1291) a Europa pode se aproveitar dos produtos que os cruzados traziam do oriente, peças como porcelanas, seda entre outros artigos. Estabelecendo entrepostos comerciais nessas terras, desta maneira, foi possível criar novas rotas comerciais com esses povos.
  • Ascensão Burguesa: com a retomada do comércio as pessoas deixaram os campos (feudos), para procurar melhores condições nos burgos, cidades fortificadas, ocupadas por uma guarnição militar. Logo essas cidades começaram a crescer graças aos artesões e comerciantes, logo os habitantes desses burgos ficaram conhecidos como burgueses, uma nova classe social que colaborou com o desenvolvimento comercial com o Ocidente.
  • Mercantilismo (Capitalismo Mercantil): em consequência da Peste Negra e outros problemas sociais como fome, maior parte da população rural se mudou para as cidades, os burgos, onde deixaram de ser servos e se tornaram trabalhadores assalariados que recebiam dinheiro ao invés dos produtos que produziam.
  • Formação dos Estados: as mudanças acabaram removendo os poderes do senhor feudal, que perdia sua autonomia, tendo seu poder diluído. Juntamente com as revoltas sociais e a força crescente da classe burguesa – que ficava cada vez mais rica – que aumentava seu status se aproximando dos nobres, emprestando-lhe dinheiro em troca de favores políticos. O poder aos pouco foi mudando, o processo foi longo, o poder do monarca absolutista progressivamente foi sendo descentralizado e dividido.

Leia mais sobre o feudalismo: https://brainly.com.br/tarefa/12770945

#SPJ2

Perguntas interessantes