motivos que apontaram o segundo reinado como um período do Estado centralizador e aristocrático
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Os versos representam a subida de Dom Pedro II ao trono, quando houve o chamado Golpe da Maioridade, com o imperador assumindo o trono aos 14 anos.
b) Essas afirmações se devem ao fato de que durante o final do Período Regencial houve o fortalecimento da centralidade dos poderes executivos existentes no Império em detrimento da função legislativa das províncias, sendo revogada, em 1840, a autonomia legislativa dessas. A contenção de todas as tentativas de separação territorial, expressas nas reivindicações das várias revoltas regionais do período, e a manutenção da unidade territorial garantiram prestígio ao governo central e à aristocracia, classe proprietária de terras que controlava o Estado à época.
Explicação:
O Segundo Reinado como um período de Estado Centralizador e Aristocrático é possível devido o fortalecimento da centralidade dos poderes executivos.
Durante o Segundo Reinado houve o detrimento da função legislativa das províncias. A autonomia delas só foi revogada em 1840. Foi valorizado a ideia de um governo centralizador e central.
O prestígio do governo central e da aristocracia aconteceu devido a todas as contenções que ocorreram diante das tentativas de separação além das revoltas regionais e da manutenção do território.
Saiba mais sobre o segundo reinado em https://brainly.com.br/tarefa/11244628
Espero ter ajudado.