História, perguntado por fabiholiveira15, 8 meses atrás

Motivos da guerra dos farrapos ​

Soluções para a tarefa

Respondido por JosicleneCastro
2

Resposta:

A Guerra dos Farrapos teve como principal razão a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul (representadas por estancieiros e charqueadores) com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca).

espero ter ajudado.

sim eu ajudo voce


horadoshow321: me ajuda pfvrrrr
horadoshow321: em historiaaa
fabiholiveira15: vlw
Respondido por ApenasumPombo
2

Resposta:

A Guerra dos Farrapos teve como principal razão a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul (representadas por estancieiros e charqueadores) com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca). Esse produto era voltado para o consumo interno e era usado como base da alimentação dos escravos, sobretudo no Sudeste.

A insatisfação dos estancieiros manifestava-se basicamente porque o charque produzido no Rio Grande do Sul recebia maior taxação fiscal do que o charque estrangeiro, produzido no Uruguai e na Argentina. Isso fazia com que o produto brasileiro ficasse mais caro que o estrangeiro. Além disso, a reivindicação dos estancieiros (maior taxação sobre o charque estrangeiro) era ignorada pelo governo havia tempos.

Outras razões também explicam o descontentamento dos gaúchos: o imposto cobrado sobre o gado que circulava na fronteira Brasil–Uruguai; a criação da Guarda Nacional; e a negativa do governo em arcar com os prejuízos causados no gado por uma praga de carrapatos em 1834.

Espero ter Ajudado ^^


fabiholiveira15: vlw
horadoshow321: ola poderia me ajudar em historia??
fabiholiveira15: vou tentar
Perguntas interessantes