Motivação, MOTIVUS em Latim, é aquilo que movimenta, o que faz andar. O tema foi um dos temas centrais do enfoque comportamental. Em seu significado verificam-se palavras como Motivo, Mover, Movimentar e Motor. Nessa escola a ideia foi compreender os mecanismos que movimentam as pessoas.
STRUETT, M.; ALBUQUERQUE, R. Conceitos da Administração e Ética Empresarial. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2014.
Assim, com base nos estudos relacionados à motivação, podemos afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
A motivação é definida como um fenômeno grupal, em que cada pessoa precisa da outra para se motivar.
Alternativa 2:
Kurt Lewin alia a psicologia com a produção das empresas e passa a estudar o comportamento dos Indivíduos.
Alternativa 3:
Em sua teoria, McClelland explica que a motivação pode ser socialmente adquirida. E classifica-as em motivação de realização, afiliação e de poder.
Alternativa 4:
Na teoria dos Dois Fatores de Herzberg, os fatores que causam satisfação são diferentes daqueles que causam insatisfação. São denominados: Fatores Motivacionais ou Intrínsecos e Fatores Higiênicos ou Extrínsecos.
Alternativa 5:
Para Maslow a motivação das pessoas acontece conforme cada uma das necessidades vão surgindo, ou seja, as pessoas satisfazem suas necessidades que vêm primeiro, depois aquelas que vêm em segundo e assim sucessivamente, sem a existência de uma hierarquia ou ordem específica.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a 4:
"Na teoria dos Dois Fatores de Herzberg, os fatores que causam satisfação são diferentes daqueles que causam insatisfação. São denominados: Fatores Motivacionais ou Intrínsecos e Fatores Higiênicos ou Extrínsecos."
Os fatores motivacionais ou Intrínsecos são aqueles inerentes ao próprio indivíduo, uma vez que a verdadeira motivação par ao trabalho corre dentro dele mesmo.
isso quer dizer que é o próprio colaborador que se motiva ou desmotiva, ganhando ou perdendo o entusiasmo por aquilo que ele faz.
Apesar disso, a motivação interna pode ser estimulada ou prejudicada também por fatores externos, normalmente produzidos pela empresa.
Grande contribuição para isso possuem os Fatores Higiênicos ou Extrínsecos, que compreendem a satisfação das necessidades básicas como salário, segurança, saúde, alimentação e outros.
São considerados higiênicos porque são para a manutenção da integridade física do trabalhador e a sua sobrevivência.
Espero ter ajudado!
Na teoria dos Dois Fatores de Herzberg, os fatores que causam satisfação são diferentes daqueles que causam insatisfação. São denominados: Fatores Motivacionais ou Intrínsecos e Fatores Higiênicos ou Extrínsecos.