História, perguntado por giulianna879, 10 meses atrás

Motivação histórica da criação da "Lei de Cotas"

Soluções para a tarefa

Respondido por jovedirsilva498
2

A lei de cotas esta relacionada a desigualdade social da sociedade brasileira, foi necessário que o Estado enxergasse que as oportunidades não são iguais entre os jovens, sem generalização mas escolas publicas tendem a serem " piores " do que as particulares, o rapaz negro que mora na favela tende a ser descrimido e ter menos chances de ansenção burguesa do que o branco que nasceu em berço de ouro. Em virtude disso, também se faz necessário analisar a história de nosso país, foram 300 anos de escravidão que perpetuam suas consequências até a atualidade, por meio deste viés, salienta-se; cota não é esmola.

Respondido por Vilubace
1

Olá!

Vamos começar a diversão?


A motivação histórica da lei de cotas vem de como as antigas, e as vezes até hoje consideradas, minorias não receberam direitos igualitários na busca por trabalho, educação, etc. E isso causa reflexos atuais em nossa sociedade, como maioria da população pobre ser negra (que veio do fato que o Brasil após a lei áurea não ter tentado incluir os negros no mercafo de trabalho, contratando imigrantes europeus no lugar), e por isso a cota racial busca equitizar as oportunidades para todos, fazendo que aos poucos as novas gerações entrem em universidades, tenham maior participação no mercado de trabalho, assim diminuindo aos poucos a desigualdade racial, para se ter um exemplo.

Muitos são os grupos inclusos em programas de cotas, e todos eles em algum momento foram prejudicados por políticas e uma sociedade injustas, o que aida tem reflexões sobre o dia a dia dessas pessoas.


Espero ter ajudado <3


giulianna879: muito obrigada
Vilubace: dnd
Perguntas interessantes