Motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um comportamento específico. Esse impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) e pode também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo. De acordo com Chiavenato (2016) existe um ciclo motivacional, que apesar de ser o mesmo para todas as pessoas, o resultado pode variar indefinidamente, pois depende da percepção do estímulo (que varia conforme a pessoas e, na mesma pessoas, conforme o tempo), das necessidades e dos desejos (que também variam), da cognição, etc. Leia as asserções e assinale a alternativa correspondente às etapas do ciclo motivacional: I. Uma necessidade rompe o estado de equilíbrio do organismo, causando um estado de tensão. II. O que leva o indivíduo a um comportamento ou ação, capaz de descarregar a tensão ou livrá-lo do desconforto e do desequilíbrio. III. Se o comportamento for eficaz, o indivíduo encontrará a satisfação da necessidade e, portanto, a descarga da tensão provocada por ela. IV. Satisfeita a necessidade, o organismo volta ao estado de estresse e ocorre a chamada dissonância cognitiva
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é:
I, II e III apenas.
Explicação:
Resposta:
d. I, II e III apenas.
Explicação:
Motivação é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um comportamento específico. Esse impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) e pode também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo. De acordo com Chiavenato (2016) existe um ciclo motivacional, que apesar de ser o mesmo para todas as pessoas, o resultado pode variar indefinidamente, pois depende da percepção do estímulo (que varia conforme a pessoas e, na mesma pessoas, conforme o tempo), das necessidades e dos desejos (que também variam), da cognição, etc.
Leia as asserções e assinale a alternativa correspondente às etapas do ciclo motivacional:
I. Uma necessidade rompe o estado de equilíbrio do organismo, causando um estado de tensão.
II. O que leva o indivíduo a um comportamento ou ação, capaz de descarregar a tensão ou livrá-lo do desconforto e do desequilíbrio.
III. Se o comportamento for eficaz, o indivíduo encontrará a satisfação da necessidade e, portanto, a descarga da tensão provocada por ela.
IV. Satisfeita a necessidade, o organismo volta ao estado de estresse e ocorre a chamada dissonância cognitiva.
a.
II, III e IV apenas.
b.
II e III apenas.
c.
I e II apenas.
d. I, II e III apenas.
e.
I, II, III e IV.
I, II e III apenas.