Mostre que o volume de uma esfera de raio r é V = 4/3πr³. (Sugestão: leve em consideração a imagem abaixo.)
Soluções para a tarefa
Por meio dos cálculos realizados, podemos chegar a conclusão de que através do método dos discos, obtemos a expressão do volume de uma esfera.
Explicação
O objetivo desta questão é mostrarmos que o volume de uma esfera é igual a
- Equação da circunferência:
Para provarmos este volume, vamo iniciar por uma equação da circunferência. Pela imagem podemos ver uma esfera centrada em 0 onde o raio da mesma é r. Matematicamente:
- Em relação a esta esfera acima, podemos associar uma equação de circunferência no plano xy.
Analogamente, a circunferência é centrada em 0 e o raio ainda permanece sendo r. Logo:
A circunferência em si é formada por duas semicircunferências, uma que se encontra na parte positiva, e outra na parte negativa.
Observe que se fizermos a rotação de uma das semicircunferências em torno do eixo x, iremos gerar uma esfera com as mesmas especificações da circunferência, isto é, raio e centro.
- Sólido de revolução:
Para encontrar a revolução da semicircunferência podemos utilizar as integrais para este cálculo.
- Primeiramente vamos pegar um pequena fatia desta semicircunferência, perpendicular ao eixo em que vamos realizar a rotação, ou seja, eixo x. Ao rotacionarmos, a semicircunferência torna-se uma esfera e a fatia infinitesimal, um cilindro.
Como este cilindro gerado através da secção é infinitesimal, isto é, muito pequeno, então podemos dizer que ele ocupará um volume tão "insignificante" que ele será dado por uma diferencial de volume.
A altura também segue a mesma lógica, já que é infinitesimal. Como ela é referente ao eixo x, digamos então que ela será uma diferencial de x.
Já em relação ao raio, podemos ver que ele é equivalente a semicircunferência positiva ou negativa f(x), isto quer dizer que ele varia de acordo com a função, Então podemos dizer que o raio é:
Como queremos saber o volume todo, que corresponde ao intervalo , podemos utilizar a a integral definida já que ela soma estes infinitos pedaços para gerar uma aproximação do real. Dito isto, vamos integrar em ambos os lados.
Para finalizar, basta resolvermos esta integral.
Conseguimos finalmente encontrar a expressão do volume de uma esfera.
Espero ter ajudado
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/51415886
https://brainly.com.br/tarefa/7222596