Mostre que a relação T = 2π (L/g)^1/2 (que mostra o período T de um pêndulo em
função de seu comprimento L e da aceleração da gravidade g) é dimensionalmente
correta.
Soluções para a tarefa
✅ A expressão é dimensionalmente correta!
A partir dos devidos cálculos que realizaremos, é possível confirmar que a expressão está dimensionalmente correta. E para chegar a essa conclusão tivemos que lembrar de usar algumas propriedades da análise dimensional.
- Propriedade da adição, subtração, divisão e multiplicação:
Você só pode adicionar ou subtrair magnitudes do mesmo tipo, e o resultado dessa operação será igual à mesma magnitude e, por outro lado, as regras de multiplicação e divisão se cumpridas
- Propriedade dos números e funções trigonométricas:
Os números são adimensionais. De forma prática, a dimensão de um número é igual a 1. Incluímos nos números a: ângulos, funções trigonométricas, funções logarítmicas, constantes numéricas.
- Propriedade dos expoentes:
Os expoentes são sempre números, então a dimensão de um expoente é praticamente considerada igual a 1.
E por fim, vamos relembrar os tipos de magnitudes que usaremos neste problema.
Magnitudes fundamentais: São aquelas magnitudes escolhidas por convenção, que permitem expressar qualquer física em termos delas.
No sistema internacional, temos 7 magnitudes fundamentais, aqui virá o nome de algumas: tempo, comprimento, massa e temperatura.
Magnitudes derivadas: São aquelas magnitudes que são expressas em função das magnitudes fundamentais. Por exemplo: área, velocidade, força, trabalho.
Assim, levando tudo isso em consideração, podemos encontrar a solução para o nosso problema.
O problema diz para mostrar que a relação entre a fórmula:
(que mostra o período T de um pêndulo em função de seu comprimento L e da aceleração da gravidade g) é dimensionalmente correta.
Antes de usar a análise dimensional com esta expressão vamos reescrever esta expressão aplicando a lei dos radicais da seguinte forma:
Agora com esta fórmula será mais fácil aplicar a análise dimensional. Antes de aplicar a análise dimensional vamos analisar o tipo de magnitudes que existem.
A primeira magnitude é o período, este é classificado como uma magnitude natural, pois o período é o espaço de tempo em que uma ação é executada.
A segunda magnitude é o comprimento, o comprimento é uma magnitude natural e não há muito o que falar sobre isso.
E finalmente a aceleração da gravidade, esta é uma magnitude derivada da massa dividida pelo quadrado do tempo (mostrado pela mesma unidade).
Então, levando em conta a classificação de cada magnitude, agora se podemos aplicar a análise dimensional, a unidade dimensional para a magnitude do tempo é [T], para comprimento sua unidade dimensional é [L] e como a aceleração da gravidade é uma mistura entre comprimento e tempo ao quadrado, sua unidade dimensional é [L/T²] ou pelas leis dos expoentes é [LT‾²].
Então, levando em consideração as magnitudes na análise dimensional de cada variável, será possível demonstrar que a expressão está dimensionalmente correta.
Substituindo:
A expressão pode ser simplificada como:
Assim, tendo feito os cálculos, acabamos de concluir que esta expressão é dimensionalmente correta.
Veja mais sobre o assunto de análise dimensional nos links a seguir:
https://brainly.com.br/tarefa/21937755
https://brainly.com.br/tarefa/21969120
https://brainly.com.br/tarefa/51829685
Bons estudos e espero que te ajude =)
Dúvidas? Comente
https://brainly.com.br/tarefa/52797093?utm_source=android&utm_medium=share&utm_campaign=question