Mosquitos resistentes ao pesticida DDT (diclorodifeniltricloroetano) apareceram primeiro na Índia, em 1959, mas agora são encontrados em todo o mundo. Neste contexto:
(a) desenhe um gráfico com os dados da tabela abaixo;
(b) construa, a partir do gráfico, uma hipótese para explicar por que os mosquitos resistentes ao DDT aumentaram rapidamente;
(c) sugira uma explicação para a resistência global ao DDT.
Soluções para a tarefa
Resposta: A) veja a foto
B) Eles criaram essa resistência devido a uma certa parcela ter resistido aos 4% do veneno, com isso ocorre mutações genéticas de resistência que passam para a próxima proliferação
C) Um jeito é aumentar a potência do veneno para acabar com os mosquitos!
A) Gráfico está na imagem.
B) Os mosquitos resistentes possuem genes em seu DNA (material genético) que conferem a eles essa característica. Sabe-se que os mosquitos se proliferam muito rapidamente, portanto, os mosquitos que sobreviveram ao DDT (resistentes) transmitiram às suas proles essa característica, dando origem a mais mosquitos resistentes. Esse crescimento da população de mosquitos resistentes cresce seguindo uma função exponencial, o que justifica a rapidez com que isso ocorre.
C) A resistência global ao DDT pode ter explicada pelo uso discriminado desse inseticida. Como exemplo, temos os "fumaceiros" que passam nas ruas liberando inseticidas, o que contribui para a seleção de mosquitos resistentes e sua proliferação.