Português, perguntado por Francinereg1890, 1 ano atrás

Morro da Babilônia
À noite, do morro
descem vozes que criam o terror
(terror urbano, cinquenta por cento de cinema,
e o resto que veio de Luanda ou se perdeu na língua
[geral).
Quando houve revolução, os soldados se espalharam
[no morro,
o quartel pegou fogo, eles não voltaram.
Alguns, chumbados, morreram.
O morro ficou mais encantado.
Mas as vozes do morro
não são propriamente lúgubres.
Há mesmo um cavaquinho bem afinado
que domina os ruídos da pedra e da folhagem
e desce até nós, modesto e recreativo,
como uma gentileza do morro.
(Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo).

Guardadas as diferenças que separam as obras a seguir comparadas, as tensões a que remete o poema de Drummond derivam de um conflito de

a) caráter racial, assim como sucede em A cidade e as serras.
b) grupos linguísticos rivais, de modo semelhante ao que ocorre em Viagens na minha terra.
c) fundo religioso e doutrinário, como o que agita o enredo de Til.
d) classes sociais, tal como ocorre em Capitães da areia.
e) interesses entre agregados e proprietários, como o que tensiona as Memórias póstumas de Brás Cubas.

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
17
No romance de Jorge Amado, "Capitães de Areia", a luta de classes é notória, já no poema de Carlos Drummond de Andrade esta luta é apenas sugestiva.


No poema os referenciais ao "terror", como também á música, vinda do morro, sugerem o conflito e a discrepância social existente entre os moradores do morro e os moradores da cidade, aos quais o eu lírico do poema se inclui ao fazer uso do pronome "nós".
Respondido por maycecardosolds
5

D)  classes sociais, tal como ocorre em Capitães da areia.

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