Português, perguntado por felipe9870, 9 meses atrás

Morfologia ? Me fale tudo ai?​


liliannymara: Trata-se do estudo a respeito da estrutura, formação e classificação das palavras isoladas de seu contexto e de suas funções nas orações e nos períodos. Em termos gerais, a Morfologia é o estudo a respeito da estrutura, da formação e da classificação das palavras.

Soluções para a tarefa

Respondido por MVeditsBendy
2

Resposta:

Morfologia. A Morfologia é a parte da gramática que se ocupa do estudo das palavras de acordo com a classe gramatical as quais elas pertencem, podendo ser substantivos, artigos, pronomes, verbos, adjetivos, conjunções, interjeições, preposições, advérbios e numerais.

Explicação:

fiz um pequeno resumo, espero que goste e aceite(Acredites em mim,falar sobre tudo isso,seria cansativo ate para você)


liliannymara: Trata-se do estudo a respeito da estrutura, formação e classificação das palavras isoladas de seu contexto e de suas funções nas orações e nos períodos. Em termos gerais, a Morfologia é o estudo a respeito da estrutura, da formação e da classificação das palavras.
Respondido por liuhyung650
0

Resposta:

A gramática descritiva é o estudo dos mecanismos referentes ao funcionamento de uma língua em um contexto, observando-se o tempo e a interação entre os falantes.

Dessa maneira, a gramática analisa e descreve, de acordo com a definição de uso padrão e culto, as normas de funcionamento, a estrutura e a configuração formal que caracterizam uma língua.

Dentro deste estudo, a morfologia é considerada como a primeira articulação da gramática, na qual o vocábulo formal é o objeto de análise.

Com isso, a morfologia é a primeira articulação gramatical que estuda os segmentos fônicos associados a uma significação léxica (ou seja;

Assim, a morfologia sistematiza em classes as unidades mínimas dotadas de sentido de acordo com características e funções comuns entre elas.

Verbo Substantivo Adjetivo Pronome Artigo As palavras invariáveis não apresentam modificações de acordo com o gênero ou com o número, elas se mantêm sob o mesmo formato, independentes do contexto a que estão inseridas, ou às palavras as quais se ligam no arranjo textual.

A militante filósofa ficou muito indignada Artigo feminino singular Substantivo sem marca de gênero singular Adjetivo feminino singular Verbo feminino singular Advérbio invariável Feminino singular Todas as palavras nesta frase concordam em gênero e número, por isso foram registradas no feminino e no singular.

Com exceção do advérbio, que por pertencer a uma classe invariável, não compromete o sentido ou a concordância dos vocábulos na frase.

De acordo com a análise realizada no exemplo anterior, tem-se uma estrutura concordando com o gênero masculino e o número no plural.

rapidamente: advérbio com: preposição No exemplo anterior “militantes” é substantivo, enquanto neste exemplo “militantes” apresenta-se como adjetivo.

No estudo da língua portuguesa, toda análise se refere às combinações de formas;

assim, cada classe possui uma nomenclatura e é analisada de acordo com a função que exerce dentro de determinado contexto, na relação com as outras palavras.

Morfologia: aprofundando o conhecimento gramatical De acordo com Joaquim Matoso Camara Júnior no livro “Estrutura da Língua Portuguesa” o segmento fônico se associa a uma significação gramatical situando-se na primeira articulação da língua (a morfológica), gerando o vocábulo formal.

São unidades significativas mínimas, porque possuem significado, mas nem sempre funcionam de forma independente, precisam estar conectadas a outras.

Enquanto o morfema /s/ que marca o plural na palavra só funciona ligado a outros morfemas com sentido completo.

Morfemas gramaticais: possuem algum significado mas só existem presos /s/ (como marca de plural) /in/ (infeliz);

Exemplo im + pro +vá + vel Uma forma livre e uma ou mais formas presas.

Exemplo: in + feliz OBSERVAÇÃO: Esses mesmos critérios aplicam-se às partículas proclíticas enclíticas, introduzindo um terceiro conceito na língua portuguesa;

critério mórfico estabelece a separação dos vocábulos por espaços em branco, registrando na ortografia as formas independentes.

As palavras constituem-se por unidades menores (morfemas), ao passo que a frase se compõe por palavras, e estas são graficamente separadas.

análise morfológica identifica a classe de cada palavra e verifica suas combinações dentro do texto.

Perguntas interessantes