Português, perguntado por gui2518, 9 meses atrás

Moralidade, Hitler e paisagens

SÃO PAULO - Há momentos em que gostaria de ser de fato amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como ele me classificou em entrevista à revista "Piauí". Não, presidente, não é para pedir emprego que estou velho demais para mudar de lado no balcão da vida.

É que amigo, ao menos do meu ponto de vista, é quem diz as verdades, as agradáveis e as desagradáveis. Desconfio que, no entorno de Lula, ou falta coragem para dizer verdades desagradáveis ou o presidente não as ouve. Só assim se explica a catarata de bobagens em que se especializou.

A mais recente delas é esta: "Uma coisa é você matar, outra coisa é você roubar, outra coisa é você pedir um emprego, outra coisa é relação de influências, outra coisa é o lobby". Pior: dito assim como se fosse a mais fantástica descoberta da mente humana desde que Moisés exibiu as tábuas da lei.

Perdão, presidente, mas é ridículo, muito ridículo. Até minha netinha Alice, de quatro meses, é capaz de produzir uma frase com obviedades menos galopantes.

Está na hora de Lula entender que está saindo do palanque para entrar na história. Por enquanto, a catarata de bobagens passa incólume porque a popularidade continua elevada e a maior parte dos que conferem a Lula os índices de aprovação conhecidos não liga a mínima para frases tolas.

Mas os livros de história podem não ser tão condescendentes. Aliás, nem todos os que gostam do governo Lula o são, a julgar pelo que escreve Raphael Portella, professor aposentado de universidades públicas: "No geral, aprecio o governo Lula, mas no aspecto moral, de defesa da honestidade, dos princípios republicanos, fico do outro lado".

Acrescenta uma frase mortal: "A biografia de Hitler não é melhor porque ele pintava paisagens". Cuidado, pois, amigo Lula, com as paisagens que pinta.

1 - O objetivo principal do texto é:
a) Divulgar a carta pessoal escrita pelo autor ao presidente Lula.
b) Agradecer ao presidente por ter declaro amigo do autor.
c) Criticar o presidente Lula por ter declarado ser amigo do autor.
d) Criticar discursos e ações do presidente Lula.
e) Criticar a falta de estudo do presidente Lula.

2 - Ao afirmar que "está na hora de Lula entender que está saindo do palanque para entrar na história", o autor refere-se:
a) Ao fato de que o presidente não soube fazer campanha política.
b) Ao fato de o presidente não demonstrar consciência de que sua falta de ações concretas em prol da sociedade durante o seu governo será determinante na maneira como o presidente será julgado pelos historiadores.
c) Ao caráter vaidoso do presidente, que toma atitudes e manipula seus discursos sempre preocupado apenas com a imagem pública e se esquecendo de que seu governo, por mais que demore, irá ter fim.
d) Ao fato de que o mandato do presidente está chegando ao fim.
e) Ao fato de que, por já ter uma idade razoável, o presidente pode chegar ao fim de sua vida em breve sem ter feito nada digno de ser registrado na história.

3 - Ao dirigir-se ao presidente, no final do texto, pela expressão "amigo Lula", o autor:
a) Foi irônica.
b) Caiu em contradição.
c) Tentou amenizar as críticas feitas.
d) Demonstrou aceitar a amizade do presidente.
e) Tentou demonstrar gentileza a fim de que o presidente dê atenção ao seu conselho.

4 - Não se pode inferir do texto:
a) Há uma insinuação de que os que se aproximam do presidente Lula o fazem pensando essencialmente em obter vantagens pessoais.
b) Levanta-se a possibilidade de o presidente ser um homem avesso a ouvir críticas ou sugestões.
c) O presidente revela-se complacente com determinados desvios na conduta de políticos aliados.
d) A falta de estudos reconhecida publicamente pelo presidente afeta prejudicialmente sua história política.
e) A omissão do presidente na condenação de atos corruptos pode manchar sua biografia.

5 - A referência À aprovação popular obtida por Lula, feita no quinto parágrafo, pode ser ilustrada pelo seguinte provérbio popular.
a) "Em terra de cego, quem tem olho é rei."
b) "Quem tem boca vai a Roma."
c) "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando."
d) "Deus ajuda quem cedo madruga."
e) "Quem dá aos pobres empresta a Deus."

6 - Da frase de Raphael Portella, transcrita no último parágrafo do texto, entende-se:
a) Os talentos artísticos de Hitler eram questionáveis.
b) Um dos maiores defeitos de Hitler estava relacionado à má escolha dos temas de suas pinturas.
c) Hitler foi tão mau pintor quanto foi como homem público.
d) A biografia de Hitler não registra o fato de ele também ter sido pintor.
e) O fato de Hitler se interessar por arte não influenciou na maneira como foi julgado pelas suas atitudes.

7 - Para que o último período mantenha o mesmo sentido, o termo "pois" NÃO poderia ser substituído por:
a) Portanto.
b) Então.
c) Contudo.
d) Assim.
e) Dessa forma.

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
232

1- Vemos que o objetivo do autor do texto ao falar de Lula, é o que está exposto na alternativa D.

 

No decorrer do texto notamos que o autor faz colocações de discursos do ex presidente Lula que ele considera tolos, mostrando uma crítica tanto as falas como as ações do ex presidente.

 

2- Ao mencionar a saída de Lula da presidência e a entrada ao mesmo na história, o autor faz uma crítica que refere-se ao escrito na alternativa B.

 

Vemos que o autor mostra que os discursos do ex presidentes, serão vistos e estudados em livros, e será julgado por diversos historiadores ao escreverem as histórias.

 

3- A expressão "amigo lula" utilizada no fim do texto, expressou o escrito na letra E.

 

O autor só demonstrou seu ponto de vista como uma gentileza de um amigo ao presidente.

 

4- A unica alternativa que não se pode inferir é a letra D. Pois em nenhum momento tal questão é mencionada no texto.

 

5- No último parágrafo a menção realizada nos lembra o provérbio dito na letra D.

Pois ao agradar uma parcela da população o mesmo gerou insatisfação em muitas outras.

 

6-  A comparação exercida pela biografia de Hitler por Raphael Portela em relação a de Lula, é a exposta na Letra E.

 

Demonstrando que os fatos que irão aparecer e tomar relevância são os piores fatos que ele já fez.

 

7-  A palavra que substituiria corretamente o termo "pois" é a palavra

"então" (Letra D). Pois funciona como adverbio de conclusão.

Respondido por torres320
30

1) O objetivo principal do texto é criticar criticar o presidente Lula por ter declarado ser amigo do autor. Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa C.

O autor critica o fato de Lula ter dito ser seu amigo. Para isso, ele utiliza como parte da argumentação as ações e discursos do ex-presidente, que, para o escritor, são problemáticos.

 

Durante todo o texto, o autor indica frases ditas pelo Lula, que, segundo o autor são tolices. Dessa forma, o texto existe para ratificar que o autor não se considera amigo de Lula.

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/20529103

2) Ao afirmar que "está na hora de Lula entender que está saindo do palanque para entrar na história", o autor refere-se ao caráter vaidoso do presidente, que toma atitudes e manipula seus discursos sempre preocupado apenas com a imagem pública e se esquecendo de que seu governo, por mais que demore, irá ter fim.  Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa C.

Por mais que demorasse, um dia o mandato do presidente terminaria. Dessa maneira,  ele precisaria pensar de que maneira suas ações influenciariam o modo como ele seria visto, no futuro,  pelos historiadores.

Seu modo de governar deveria, segundo o autor, refletir mais preocupação no modo como ele seria visto futuramente e não apenas em vencer eleições.

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/839133  

3)  Ao dirigir-se ao presidente, no final do texto, pela expressão "amigo Lula", o autor foi irônica.  Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa C.

Sabemos que o uso foi irônico, visto que o objetivo do texto foi exatamente desvincular a imagem do autor à do presidente Lula. Na verdade, buscou-se indicar que o autor não era amigo de Lula. Pelo contrário, era um crítico de suas ações e de seus discursos.

Ao utilizar a palavra "amigo", ele quis dizer exatamente o  oposto, que não era amigo, assim como afirmara Lula.

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/432068

4) Não se pode inferir do texto a falta de estudos reconhecida publicamente pelo presidente afeta prejudicialmente sua história política. Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa D.

A falta de escolarização do presidente não é mencionada, no texto, como um fator que colabore para um perfil traçado pelo autor, que classifica como corrupto o ex-presidente Lula. Assim, o item D não pode ser inferido como sendo relacionado ao texto.

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/30344860

5) O ditado popular que mais se relaciona aos apoiadores de Lula é este: " Quem dá aos pobres empresta a Deus." Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa E.

O enunciador indica que os apoiadores não se importam com as frases ditas pelo ex-presidente. Isso talvez ocorra porque a maioria das pessoas que manifestam apoio a Lula seja de classe mais baixa. Daí a aplicação do provérbio selecionado.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/20529249

6) Da frase de Raphael Portella, transcrita no último parágrafo do texto, entende-se que o fato de Hitler se interessar por arte não influenciou na maneira como foi julgado pelas suas atitudes. Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa E.

Da mesma maneira, Lula não seria mais bem visto, no futuro, por "pintar belas paisagens", isto é, por produzir pequenas benesses à sociedade.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/839133

7)  Para que o último período mantenha o mesmo sentido, o termo "pois" NÃO poderia ser substituído por "contudo". Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa C.

Isso ocorre porque no trecho "Cuidado, pois, amigo Lula, com as paisagens que pinta.", a conjunção é coordenativa conclusiva. Dessa maneira, poderia ser substituída, sem prejuízo de sentido, por todas as conjunções que aparecem no item, exceto o item c ("contudo").

A conjunção coordenativa "contudo" funciona como adversativa. Serve, então, para indicar ideias opostas, contrárias e não indica conclusão.

LINK: https://brainly.com.br/tarefa/36169043

BONS ESTUDOS!

Anexos:
Perguntas interessantes