Ed. Moral, perguntado por jozeliateixeira, 11 meses atrás

Moral e ética são elementos que possuem valores objetivos e subjetivos, simultaneamente, tendo em vista que algumas situações podem ser expressamente avaliadas como corretas, e outras necessitam de avaliação daquilo que está acontecendo, de uma interpretação mais profunda. Em especial, quando falamos de ética, relacionamos àquilo que está expresso em leis, em regras, em normas, em orientações. Entretanto, podemos ser éticos, mesmo infringindo normas expressas, podendo ser uma situação extremamente subjetiva. Por isso, existem conselhos de ética prontos para avaliar desvios.
O parágrafo anterior esclarece como ações éticas demandam interpretações, superam o que está estabelecido em uma lei. Nesse sentido, explique, por meio de exemplos, como uma ação ou uma pessoa pode ser ética, ao infringir, de alguma forma, uma lei, norma ou determinação escrita.

Soluções para a tarefa

Respondido por tatyduarte83die48
12

Resposta:

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade

Respondido por winederrn
27

Uma pessoa pode ser ética por meio do descumprimento de uma determinada orientação legal.

Vejamos um exemplo prático:

Um médico que passa a realidade do quadro de saúde do paciente atua dentro dos padrões éticos esperados.

Todavia, se o médico colocar outra pessoa em sua função, ele estará descumprindo com a legislação corrente sobre esse tema.

Por fim, é importante entender que a Ética representa um conjunto de normas que orientam o comportamento do indivíduo para a vida em coletividade (com outras pessoas).

Acredite em seu potencial!

Perguntas interessantes