Administração, perguntado por elminhasantos0pb1lju, 4 meses atrás

Moral e cultura
A cultura é um importante elemento para a compreensão de responsabilidade social corporativa. Com ela é possível compreender como as organizações vêm, ao longo do tempo, construindo e colocando em prática sua responsabilidade diante dos acionistas, funcionários, stakeholders e sociedade. Enquanto a moral engloba um conjunto de valores, de regras de conduta, de normas de convivência que fazem parte de um determinado contexto social em um hábito cultural. A relação da moral com a cultura pode ser simplificada ao pensarmos que existem atos e comportamentos que culturalmente podemos realizar na atualidade e existem outros que não. A moral não só varia no tempo como no espaço como também existem grupos culturais diferentes espalhados pelo mundo. Assim, considerando a crescente globalização econômica em que empresas têm suas instalações em diferentes países, sendo forçadas a conviver com a moral e cultura locais, enfrentando então um grande desafio.

Apresente argumentos que levem à discussão se a diversidade cultural e os valores morais no ambiente de trabalho são visualizados pelas empresas e se isso pode de alguma forma beneficiar seus negócios. Faça o argumento em no máximo 15 linhas. Comente a resposta de outros estudantes.

Soluções para a tarefa

Respondido por lhandregferreira
0

A cultura de uma organização reflete a forma como as pessoas que gerem e trabalham definem suas crenças, valores, costumes etc.. Está intimamente ligada à ética e moral da empresa. Numa sociedade globalizada e caracterizada pela presença de empresas transnacionais, essa articulação entre cultura organizacional e moral que impera em uma determina região, torná-se um grande desafio

A diversidade cultural

Há uma preocupação com a diversidade cultural da organizações. A adaptação dos colaboradores às empresas e essas à ética e moral dos trabalhadores facilitam a performance das finanças.

Essa postura garante um saudável relacionamento entre colaboradores e equipe gestora. Uma empresa precisa levar em conta as seguintes diferenças:

  • Idade
  • Etnia
  • religiosidade
  • crenças
  • orientação sexual
  • culturas

As empresas que não possuem a preocupação entre diversidade cultural e moral apresentam diversos conflitos entre seus colaboradores. Há uma tendência de reduzir a um tipo de trabalhador em detrimento do diverso. Essa postura não se alinha as atuais necessidades de envolver diversas pessoas com habilidades e capacidades distintas que proporcionam constantes inovações à empresa.

Empresas transnacionais têm uma grande preocupação com essa questão quando implantam uma nova unidade em outro país. Há procedimento de apresentar elementos da cultura e moral aos novos colaboradores e adaptar-se a questões específicas da cultura e legislação locais.

Sobre cultura organizacional: https://brainly.com.br/tarefa/14238890

#SPJ2

Perguntas interessantes