Moraes (2010), sustentada no novo paradigma, num modelo de educação interdisciplinar e holística, enfatiza a interdisciplinaridade dos currículos e o resgate dos saberes sensíveis. A partir desse paradigma, como deve ser compreendida a ludicidade nas escolas? Disserte sobre esse entendimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A formação lúdica interdisciplinar se assenta em propostas que valorizam a criatividade, o cultivo da sensibilidade, a busca da afetividade proporcionando aos educadores vivências lúdicas, experiências que se utilizam da ação do pensamento e da linguagem, tendo no jogo sua fonte dinamizadora.
Quanto mais o educador vivenciar sua ludicidade, maior será a chance desse profissional trabalhar com a criança de forma prazerosa, enquanto atitude de abertura às práticas inovadoras.
Tal formação permite ao educador saber de suas possibilidades e limitações, desbloquear resistências e ter uma visão clara sobre a importância do jogo e do brinquedo para a vida da criança.
Podemos afirmar então que, este trabalho propõe uma prática de ensino com possibilidade de aproveitamento do lúdico na metodologia, do fazer docente dos acadêmicos dando ênfase à formação lúdica que este sujeito possa desenvolver junto às crianças, permitindo assim um trabalho pedagógico mais envolvente.
Explicação: