Português, perguntado por lucas539893, 1 ano atrás

monteiro lobato era rico famoso e estudado?

Soluções para a tarefa

Respondido por pandagirlkawai
2

Um dos mais influentes escritores brasileiros, José Bento Renato Monteiro Lobato, nasceu em Taubaté em 18 de abril de 1882. Formado em direito, Monteiro Lobato também foi além de escritor, promotor público, editor, cronista e até fazendeiro. Antes de se tornar conhecido por suas obras na literatura infantil, o escritor já publicava contos em jornais e revistas, posteriormente, reuniu seus contos e criou o livro Urupês.

A primeira obra do autor, na literatura infantil, foi “A menina do narizinho arrebitado”, com capa e desenhos de Voltolino, famoso ilustrador da época, o livro foi o maior sucesso quando foi lançado no Natal de 1920. A obra marcou a estreia dos personagens mais conhecidos da literatura infantil brasileira, Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia e do sítio mais famoso do Brasil, o Sítio do Pica-Pau-Amarelo. Depois do grande sucesso que a obra fez, o autor lançou outros livros trazendo os mesmos personagens, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.

Como editor e tradutor, adaptou histórias de autores como Irmãos Grimm, mas insatisfeito com essas traduções, Monteiro Lobato criou em seu universo do Sítio do Pica-Pau-Amarelo histórias que valorizavam a cultura nacional. Lendas folclóricas e costumes da roça se misturam com elementos da literatura universal, mitologia grega e até de quadrinhos e cinema internacional. Personagens como o Saci e a Iara tinham aventuras com Peter Pan, chapeuzinho-vermelho e o Gato Félix.

Considerado o pai da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato além de transmitir conhecimento de história, geografia e matemática através de seus livros e de proporcionar ao público brasileiro experiências mágicas ao ler suas histórias, o autor conseguia através da tagarela boneca Emília, emitir opiniões políticos-econômicos-sociais que conscientizavam o atento leitor.  

Diferentemente da literatura infantil de hoje que trata precocemente de temas polêmicos, como aborto, drogas e sexualidade, Monteiro Lobato eternizou nas páginas de seus livros a magia, o sonho e o aprender brincando. Seu legado pode ser visto em seus livros e nas diversas séries de TV que adaptaram suas histórias e são sucesso entre crianças e até adultos.


Perguntas interessantes