Monteiro (2015, p.99) diz que “os gestores definem custo como um recurso sacrificado ou algo que se
abre mão para um determinado fim”. Os custos em projetos não podem ser apenas contabilizados. Eles
devem ser definidos, orçados e controlados de forma que possamos avaliar a eficiência e o desempenho do
projeto. Referente aos processos de gerenciamento de custos em um projeto, podemos afirmar que:
O processo de estimativa sempre é feito a partir da agregação dos custos estimados das atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.
Após fazer a estimativa dos custos, podemos então utilizar estas informações para fazer a definição do escopo do projeto e elaboração do cronograma, sendo que a estimativa de custos é uma entrada para estes dois processos.
Estimar os custos é o processo de desenvolvimento de uma estimativa dos custos dos recursos monetários necessários para terminar as atividades do projeto.
O planejamento dos custos é feito após a determinação do orçamento, que, por sua vez, é o processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.
Após a estimativa dos custos, deverá ser realizado o planejamento do gerenciamento dos custos, ou seja, monitorar o andamento do projeto para atualização do seu orçamento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Estimar os custos é o processo de desenvolvimento de uma estimativa dos custos dos recursos monetários necessários para terminar as atividades do projeto. Pag 105
Perguntas interessantes