Química, perguntado por emi8362, 4 meses atrás

Monte a fórmula química da ligação iônica entre o cálcio (Z=20) e o flúor (Z=9).

Soluções para a tarefa

Respondido por brunoschneiderfaleir
4

Esse tipo de exercício fica mais fácil de resolver analisando uma tabela periódica e verificando o número de elétrons na camada de valência (última camada eletrônica) de cada átomo e a camada anterior à camada de valência. Você também pode fazer a distribuição eletrônica se quiser.

Cálcio = 2 elétrons na camada de valência (8 elétrons na camada anterior)

Flúor = 7 elétrons na camada de valência (2 elétrons na camada anterior)

Objetivo: Estabelecer ligações para que os dois fiquem com 8 elétrons na última camada, isso define a ligação química e a fórmula química.

A partir da quantidade dos elétrons da camada de valência você consegue saber o que vai acontecer. Para que ambos terminem com 8 elétrons na cama final, quem deve doar elétrons e quem deve receber?

Quem deve doar é o cálcio, pois ele já tem 8 elétrons na camada anterior à camada de valência. Com isso ele perde uma camada eletrônica, mas fica com 8 elétrons na última camada.

O flúor ficaria com 9 elétrons? Não. As camadas eletrônicas são K-2, L-8, M-18, N-32, O-32, P-18, Q-8, onde o número são os elétrons máximos de cada camada. Nesse caso observa-se que o flúor pode ter no máximo 8 elétrons, que é o máximo pra camada L. O que fazer? Acrescentamos mais um átomo de Flúor para se ligar ao cálcio.

Cada átomo de Flúor precisando de 1 elétron dividem os 2 elétrons doados pelo cálcio e com isso determinamos a fórmula molecular. Um átomo de cálcio liga-se a cada 2 átomos de flúor.

Aquele que doa os elétrons aparecem primeiro na fórmula, depois os que receberam.

Resposta: CaF₂

A imagem abaixo ilustra melhor o que acontece.

Anexos:
Perguntas interessantes