Biologia, perguntado por ShanksB1cht, 6 meses atrás

Montanhas vivas Os movimentos das placas tectônicas moldam o relevo da Terra, construindo e destruindo cadeias de montanhas o tempo todo. Por trás da aparente imobilidade, as cadeias de montanhas sofrem transformações sem parar. As principais responsáveis pelo surgimento das cadeias são as interações entre as placas tectônicas, blocos que dividem a crosta terrestre em vários segmentos. Explique as interferências causadas no mapa da Terra a partir do constante movimento dessas placas

Soluções para a tarefa

Respondido por polianaagostinho43
0

Resposta:

Por trás da aparente imobilidade, as cadeias de montanhas sofrem transformações sem parar. Sempre imperceptíveis em um curto espaço de tempo, essas mudanças moldam o relevo da Terra ao longo de milhões de anos. As principais responsáveis pelo surgimento das cadeias são as interações entre as placas tectônicas, blocos que dividem a crosta terrestre em vários segmentos. A crosta terrestre é a parte externa da Terra, e sua espessura varia de 5 a 60 quilômetros, sendo que as maiores espessuras são encontradas nos continentes, e as menores nos oceanos.

Foi no início do século 20 que Alfred Wegener iniciou o que viria a ser a Teoria da Tectônica de Placas. Foi ele quem sugeriu que os continentes já foram um dia unidos, formando o que ele chamou de Pangea. Esse supercontinente começou a configurar-se há 220 milhões de anos, quando a Terra ainda era habitada por dinossauros. A fragmentação iniciou-se com a separação em duas partes, a Laurásia (América do Norte e Eurásia) e Gondwana (América do Sul, África, Austrália, Antártida e Índia - que não fazia parte da Ásia.

O movimento das placas desencadeia processos como terremotos, atividades vulcânicas e formação de montanhas, afastando e aproximando os continentes ao longo do tempo até chegarmos na configuracão atual.

Perguntas interessantes